ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Após duas quedas, confiança de comerciantes sobe 4,9% em maio

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio mostra que, em relação a 2021, a alta foi de 26,4%

Ana Paula Chuva | 31/05/2022 09:47
Após duas quedas, confiança de comerciantes sobe 4,9% em maio
Mulheres com sacolas no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A confiança dos comerciantes de Campo Grande aumentou neste mês de maio. Os dados do Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), divulgados nesta terça-feira (31), mostram que a alta foi de 4,9%, alcançando 141,8 pontos contra 135,2 pontos em abril.

O levantamento feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra ainda que em relação ao mês de maio no ano passado, a alta foi de 26,4%.

Para 51,4% dos empresários ouvidos na pesquisa, a condição da economia brasileira atualmente melhorou um pouco e para 59,7%, as condições do setor melhoraram. Além disso, 50,3% acreditam que a economia do País vai melhorar muito e 38,9% acreditam numa melhora tímida.

Sobre a expectativa de contratação, 78,3% dos empresários esperam aumentar um pouco e 12,2% estimam reduzir.

Ainda conforme Icec, neste mês, três índices do levantamento subiram. O de expectativa do empresário (144,2%), a maior variação. Seguida pelo de investimento do empresário para (107,4%) e o de condições atuais do empresário (84,9%).

"Mesmo ainda vivendo sob as incertezas da economia, o empresário percebeu uma pequena retomada nas vendas neste início de ano, alavancadas pelas datas sazonais, como Páscoa e o Dia das Mães, o que pode ter contribuído para essa percepção mais positiva, assim como o aumento no volume de vendas no varejo", explicou a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Nos siga no Google Notícias