Clientes têm 10 dias para resgatar R$ 8,5 bilhões esquecidos no Banco Central
Dinheiro será incorporado ao Tesoura Nacional caso não seja retirado do Sistema de Valores a Receber
O prazo para resgatar o famoso “dinheiro esquecido” no SVR (Sistema de Valores a Receber) do Banco Central acaba em dez dias. Caso os clientes não retirem os R$8,5 bilhões acumulados, o dinheiro poderá ser incorporado aos cofres do Tesouro Nacional. O montante representa o valor deixado nos bancos e outras instituições financeiras.
Herdeiros, inventariantes, testamentários ou representantes legais também poderão consultar se os falecidos possuem algum recurso. Confira mais adiante como consultar o valor.
Aqueles que desejam consultar se possuem dinheiro esquecido devem ficar atentos aos golpes. Conforme o BC, a única forma de consultar e solicitar a devolução dos valores é por meio do site do Banco Central, que pode ser acessado neste link. Para que os valores sejam liberados é necessário fornecer uma chave Pix.
Caso o usuário não tenha uma chave cadastrada, ele deve entrar em contato com a instituição financeira para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
No caso de consulta de recurso das pessoas falecidas, os responsáveis devem preencher um termo de responsabilidade e após a consulta, contatar as instituições financeiras correspondentes para verificar os procedimentos.
Saiba passo a passo como fazer:
1- Consulta inicial: A primeira etapa consiste em acessar o site oficial do SVR . No site, o herdeiro deverá inserir o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
2- Confirmação de valores: Caso existam valores a receber, o sistema indicará os próximos passos. Se não houver valores disponíveis, o sistema poderá sugerir uma nova consulta em um momento posterior, conforme os dados fornecidos pelas instituições financeiras ao Banco Central sejam atualizados.
3- Acesso ao sistema: Confirmada a existência de valores, o herdeiro deverá acessar o sistema usando sua conta gov.br, uma plataforma de serviços digitais do governo federal. O login deve ser feito com os dados do próprio herdeiro, e não do falecido. A criação da conta é gratuita e pode ser feita no site oficial ou via aplicativo para dispositivos móveis.
4- Seleção de valores de falecidos: Após o login, o usuário será direcionado para a página que detalha o valor disponível para resgate. Ao clicar na opção "valores de pessoas falecidas", será necessário informar novamente o CPF e a data de nascimento do falecido.
5- Termo de responsabilidade: Antes de acessar os dados financeiros, o responsável pela consulta deve aceitar um Termo de Responsabilidade, comprometendo-se a manter as informações em sigilo, conforme a legislação de proteção de dados.
6- Visualização dos valores: Uma vez dentro do sistema, o herdeiro poderá visualizar as instituições onde os valores estão depositados, juntamente com as faixas de valores. No entanto, o sistema não permite o resgate imediato dos valores. O responsável deverá entrar em contato diretamente com as instituições listadas para seguir com o processo de solicitação.
7- Contato com instituições financeiras: O Banco Central fornece os contatos (e-mail e telefone) das instituições financeiras que possuem o dinheiro esquecido. O herdeiro ou representante legal deve entrar em contato com essas instituições para obter informações sobre os procedimentos necessários, como documentação e requisitos específicos para o resgate.
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