Comércio prevê alta de vendas de apenas 1% para o Dia dos Namorados
Estimativa da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) aponta que as vendas no comércio da Capital devem crescer apenas 1% na véspera do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, quando comparada ao mesmo período do ano passado.
Para o presidente da associação, João Carlos Polidoro, a suposição é moderada porque o consumidor não está tão confiante.
“O aumento da inflação é sentida diretamente com a alta da despesa com a cesta básica e também houve elevação dos juros, o que interfere no poder de compra", esclareceu Polidoro.
Dia dos Namorados x Copa do Mundo – O fato de a abertura da Copa do Mundo de futebol cair na mesma data em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil deve impactar nas vedas de presentes.
Mesmo assim, Polidoro explicou que esse choque deve ser notado com menos intensidade do que o esperado. "Mais de 70% dos entrevistados em uma pesquisa de intenção de compra do Dia dos Namorados vão adquirir presentes”, disse.
“Mas avaliamos que a copa vai dividir o orçamento, principalmente entre as famílias que optam por um presente de uso comum, como a TV. No balanço mensal a copa vai contribuir para um bom desempenho das vendas de junho", emendou.
Intenção de compras – Pesquisa da ACICG, realizada pela Faculdade Estácio de Sá, revelou que 71% dos entrevistados pretendem comprar presentes de Dia dos Namorados.
O levantamento mostrou que a maioria pretende comprar roupas de presente. Em segundo lugar na preferência aparece perfumes e cosméticos. Na terceira opção aparecem joias e bijuterias.
Maior parte dos entrevistados, 43%, diante da lista de preferências, respondeu que pretende gastar entre R$ 50 e R$ 100 com o presente.
Dos 43% que afirmaram investir até R$ 100, 64% prefere o pagamento à vista, em dinheiro ou cartão de débito em conta. A pesquisa revelou que o crediário será uma das últimas opções de escolha para pagar a compra.
Os shoppings figuraram na pesquisa como o local preferido na hora de comprar o presente; 54% dos campo-grandenses escolheram os grandes centros comerciais. Os comércios do centro (28%) e de internet (3%) aparecem na sequência.
Promoção - Este ano, a ACICG promove a segunda edição da campanha “Amor de Viagem”, que levará clientes do comércio da Capital para Porto Seguro (BA).
A promoção acaba no dia 12 de junho. A iniciativa foi criada pela associação para incentivar as vendas e beneficiar os consumidores durante as compras para o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
O sortudo será escolhido por meio de sorteio. Quem efetivar compras nas empresas identificadas terá direito a um cupom, que deverá ser preenchido com dados pessoais e resposta à pergunta “Quem leva você e seu amor para Porto Seguro/BA?”. A cédula deverá ser depositada na urna localizada na própria loja.
Depois do dia 12, as urnas das empresas participantes da ação serão enviadas à Associação Comercial e o sorteio ocorrerá dia 28 de junho, às 10h, Rua Barão do Rio Branco, entre os números 1135 a 1201.