Empresários de MS vão à Índia estreitar negócios e ampliar exportações
A visita deve ocorrer entre os dias 14 e 18 de março, na feira de alimentos e bebidas, em Nova Déli
Empresários de Mato Grosso do Sul irão à Índia, em março, para gerar novos negócios e ampliar as exportações para o país asiático. A visita deve ocorrer entre os dias 14 e 18 de março, na feira de alimentos e bebidas, em Nova Déli.
Os detalhes da viagem foram acertados nessa segunda-feira (30), durante reunião entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen; o presidente da CCIB (Câmara de Comércio Índia Brasil), Leonardo Ananda Gomes, que também é cônsul honorário da Índia no Brasil; e o secretário de Estado da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.
“As exportações industriais têm crescido muito, mas ainda temos uma relação pequena com a Índia, tanto de exportação como de importação. Um dos objetivos é diversificar a pauta de exportações e também atrair investidores indianos a Mato Grosso do Sul. Queremos ampliar mercado, ampliar investimentos e levar empresários sul-mato-grossenses a conhecer novos mercados”, destaca Verruck.
Por sua vez, Sérgio Longen reforçou que a missão é uma grande oportunidade para as indústrias do Estado. “Entendemos que estreitar as relações comerciais com a Índia é um avanço importante para as indústrias do Estado. Discutimos uma missão agora em março até a Índia, com a participação do governo do Estado e de algumas empresas do ramo de alimentos e bebidas. É muito importante avançarmos nesse comércio bilateral”, disse.
Ranking – A Índia é o 4° maior comprador da indústria de Mato Grosso do Sul, ficando atrás da China, dos Estados Unidos e da Holanda, conforme dados do Radar Industrial da Fiems.
No ano passado, as vendas da indústria sul-mato-grossense para o mercado indiano alcançaram o equivalente a US$ 181,4 milhões. O montante representa crescimento de 325%, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Os principais produtos comprados pela Índia em 2022 foram: óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino. Já os principais produtos exportados pela Índia para o Estado foram: produtos têxteis, máquinas, aparelhos elétricos e suas partes e produtos químicos.