Estado tem o maior aumento de canaviais do país, aponta Conab
Mato Grosso do Sul teve o maior aumento em área plantada de cana-de-açúcar no País na Safra 2012/2013, com um acréscimo de 61,8 mil hectares.
Os números, divulgados hoje pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostram que foram plantados 542,7 mil hectares no Estado, contra 480 mil hectares no ciclo passado. Para a Companhia, esse crescimento é reflexo da ampliação das usinas de açúcar e etanol em MS.
De acordo com a Biosul (Associação de Produtores de Bionergia de Mato Grosso do Sul), são 24 usinas em operação. Dessas, 13 produzirão açúcar e etanol e 11 exclusivamente etanol.
Essas indústrias transformaram a cana em 13,2 mil toneladas de açúcar e 23,7 mil toneladas de etanol.
Segundo a Conab, MS é o quarto maior produtor de etanol brasileiro e responde por 8,10% da produção brasileira. O vizinho São Paulo produz 51,6% de todo etanol, a maior participação.
O levantamento mostra que o avanço dos canaviais permanece em todo Brasil, mas com o ritmo mais lento nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Além de MS, em São Paulo a área plantada cresceu 49,4 mil hectares, seguido por Goiás com mais 47,5 mil hectares e em Mato Grosso houve ampliação de 15,5 mil hectares.
Apesar dos novos 60 mil hectares, a área de cana sul-mato-grossense ocupa a quinta colocação no ranking nacional. São Paulo está em primeiro com 4,4 milhões de hectares, seguido por Goiás com 725 mil hectares, Minas Gerais tem 721 mil hectares e o Paraná está em quarto, com 610 mil hectares.