Governo lança programa para dobrar produção de peixes até 2022
Estado tem capacidade para produzir 23 mil toneladas e os projetos preveem 62 mil toneladas nos próximos anos
O governo do Estado lançou o Propeixe (Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Peixe) com o objetivo de dobrar o processamento de peixes até 2022.
De acordo com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Mato Grosso do Sul conta atualmente com sete polos de produção.
São mais de 1,3 mil psicultores mapeados, a maioria formada por pequenos produtores, em 2,4 mil hectares de tanques escavados e 1,7 mil unidades de tanques de rede.
Somente entre 2019/2020 foram produzidas 20,3 mil toneladas de tilápia e 3,6 mil toneladas de peixes nativos. O Estado lidera o ranking de maior exportador de tilápia do País, responsável por 84,8% do total. Segundo a Semagro, o Estado tem capacidade para produzir 23 mil toneladas e os projetos preveem 62 mil toneladas nos próximos anos.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, o setor tem nove unidades de processamento de peixe em fase de projeto ou em construção.
“O programa foi construído juntamente com o setor produtivo para ter efetividade e vem no momento ideal. Entre as nossas metas com o Propeixe está mais que dobrar a produção, aumentar a capacidade de processamento e posicionar Mato Grosso do Sul entre os cinco maiores produtores do país, hoje somos o oitavo”, afirma o secretário.