Grupo de expedição da Rota Bioceânica entra em rodada de negócios
Entre os temas das discussões estão como investir em cidades chilenas e tratados de livre comércio
Participantes da 3ª Expedição Rila (Rota de Integração Latino-Americana) participam hoje do 4º Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio. O encontro em Iquique, região de Tarapacá no Chile, terá várias palestras. O governo local ressalta que implementou um plano econômico baseado em um novo modelo de crescimento com enfoque em sustentabilidade, integração e competitividade das indústrias.
"Este processo impulsiona a internacionalização da região que está relacionada à Rota Bioceânica", disse o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal.
Entre os temas das discussões estão como investir no Chile, possibilidades de negócios envolvendo tratados de livre comércio, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, exportação em mercados internacionais com ênfase no Paraguai, Brasil e Argentina.
Além dos brasileiros, chilenos, bolivianos, argentinos e paraguaios, também participam do encontro cerca de 600 chineses.
Nesta quinta-feira (30), a expedição segue para Salta. Na sexta-feira (1º), tem agenda oficial com autoridades locais e nova Rodada de negócios. No mesmo dia, mais uma agenda oficial com autoridades de San Salvador de Jujuy.
No sábado (2), o comboio segue para Assunção, no Paraguai, onde ficará até o dia 4 e terá uma agenda oficial e pernoitará em Ponta Porã. O retorno previsto em Campo Grande será dia 5 de novembro.
Partida - Na sexta-feira (24), a 3ª Expedição da Rota Bioceânica ou Rila (Rota de Integração Latino-Americana) saiu de Campo Grande com cerca de 100 participantes. A meta da comitiva é atestar a viabilidade econômica do caminho de 2,5 mil quilômetros indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.