ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Parcela do 13° mal caiu e trabalhadores já deram jeito de pagar dívidas

Empresas que optam por parcelar precisam depositar a primeira parcela dia 30 de novembro

Izabela Cavalcanti | 30/11/2022 12:20
Consumidores na Rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Consumidores na Rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

A primeira parcela do 13° salário já está com destino marcado: pagar as contas. As empresas que optam por parcelar o valor total devem depositar a primeira parte dia 30 de novembro de cada ano e a segunda parte em 20 de dezembro.

A cabeleireira e divulgadora, Juliely Spiller, de 30 anos, é uma das pessoas que já comprometeu o dinheiro extra e ainda nem recebeu. Para ela, o principal de receber o 13° salário é conseguir quitar todas as dívidas.

“Vou receber a primeira parte hoje à tarde. Vou pagar as contas, não tem coisa melhor do que quitar tudo. Ficar devendo para pobre é a pior coisa do mundo”, brinca.

A animação de Juliely é saber que vai conseguir deixar as contas em dia (Foto: Izabela Cavalcanti)
A animação de Juliely é saber que vai conseguir deixar as contas em dia (Foto: Izabela Cavalcanti)

Ainda de acordo com Juliely, a expectativa é de que sobre um pouco para iniciar 2023 com dinheiro na conta. "Também vou deixar guardado o que sobrar e não gastar nenhum centavo para o final do ano, com essas coisas caras é bom saber administrar nosso dinheiro", completa.

Para a enfermeira Karine Meireles, de 34 anos, não é diferente. “É tanta coisa que tenho que fazer. Tenho que pagar conta e reformar minha casa. Nem vai dar pra comprar nada”, lamenta.

A auxiliar de serviços gerais, Alexandra Moraes da Silva, de 46 anos, recebeu ontem (29) e o dinheiro já saiu da conta. “Já foi quase tudo o dinheiro, tive que pagar conta. A gente recebe só para pagar conta. Vou comprar uma roupa um calçado se sobrar, mas primeiramente vou quitar as dívidas”, comenta.

Alexandra já comprometeu o dinheiro para pagar conta (Foto: Izabela Cavalcanti)
Alexandra já comprometeu o dinheiro para pagar conta (Foto: Izabela Cavalcanti)

Por outro lado, existem também as pessoas que vão usar o dinheiro para gastos pessoais. É o caso da vendedora Patrícia Francisca dos Santos, de 21 anos.

“Já recebi dia 25 de novembro, a primeira parcela. Vou comprar sapato, roupa para mim e as coisas para minha filha também. Vou aproveitar”, comemora.

Movimento financeiro - O 13° salário deve movimentar R$ 3.185.651.027,36 na economia de Mato Grosso do Sul, neste ano, sendo recebido por 1.080.316 de trabalhadores. O montante é 7,63% maior ou R$ 225.793.33,01 a mais, se comparado ao ano passado. As estimativas são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Nos siga no Google Notícias