Petrobras confirma retomada de investimento em fábrica de fertilizantes
Ao todo, serão investidos 102 bilhões de doláres em obras de refinarias, novos gasodutos e conclusão da UFN3
Na quinta-feira (23), a Petrobras anunciou o investimento de 102 bilhões de dólares como parte de seu plano estratégico para o período de 2024 a 2028. Essa iniciativa abrange diversos setores, incluindo a conclusão da obra da UFN3, localizada no município de Três Lagoas, a 338 km da Capital.
O anúncio oficial foi feito pelo secretário da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em coletiva realizada nesta sexta-feira (24).
Jaime Verruck informou que o conselho de administração da Petrobras dedicará parte significativa desse montante em investimentos em refinarias, descarbonização e novos gasodutos. No entanto, ele não especificou os valores que serão destinados à conclusão da UFN3.
Em 8 de novembro de 2023, Verruck havia adiantado que a elaboração de um plano de negócios específico para a UFN3 estaria condicionada à aprovação do conselho de administração da Petrobras. A previsão inicial era que essa aprovação ocorresse até 30 de novembro do mesmo ano, mas o anúncio foi antecipado.
Nesta manhã, Jaime Verruck comentou sobre a importância da retomada da usina de fertilizantes para o estado de Mato Grosso do Sul. "É uma obra parada há nove anos, mas que irá reativar a economia e trazer uma base de diversificação da matriz econômica industrial do Estado".
Ao Campo Grande News, Verruck não forneceu uma data específica para conclusão da obra, mas garantiu que acontecerá durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"No plano estratégico ainda não tem um tempo de conclusão da obra. Mas em nossas reuniões com a Petrobras, a ideia é que tenha seis meses para fazer a reestruturação de projetos e um ano e meio para execução. Então, a UFN3 será inaugurada ainda dentro da gestão do presidente Lula. A ideia é realizar a inauguração daqui a dois anos", comenta o secretário da Semadesc.
Com 81% da obra já realizada, a UFN3, projetada para produzir 15% dos nitrogenados necessários ao Brasil, pretende desempenhar um papel crucial na autonomia nacional no setor de fertilizantes.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.