Plano de negócios e cronograma podem empurrar término da UFN3 para 2026
Fábrica de fertilizantes começou a ser construída há 12 anos, em Três Lagoas
Iniciada em 2011 e paralisada desde 2014, a obra da fábrica UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) da Petrobras, em Três Lagoas, poderá ser concluída apenas em 2026. Essa é a previsão diante de um cronograma apontado nesta quarta-feira (8) pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.
Um plano de negócios com destinação de recursos para a obra, deverá primeiro ser fechado pelo conselho de administração da Petrobras. A aprovação desse documento norteador está prevista para até 30 de novembro deste ano, de acordo com o secretário.
"Ele vai falar assim: olha, eu vou investir tanto em refinaria, vou investir tanto em tudo. Esse é o ponto crucial. Se nesta data for aprovado, o recurso para a UFN3 estará consolidado. A parte de engenharia e o cronograma estará pronta. Tudo depende exclusivamente da tomada de decisão pelo conselho de administração alocando recursos para as obras", detalhou o secretário.
Até 2026 - Verruck também afirmou que um prazo de até seis meses será dado para o início das obras após o plano ser referendado pelo conselho administrativo.
Com a construção efetivamente retomada, o tempo previsto para conclusão será de até um ano e meio, ainda segundo o secretário. O cronograma poderá então arrastar a entrega da fábrica para 2026.
"Até o final do mês, eles podem vir aqui [em Mato Grosso do Sul], para conhecer, as equipes técnicas já estiveram. A nossa expectativa é positiva de um anúncio da retomada da UFN3, que depois desse anúncio ainda vai levar aos seis meses para início da obra e depois um ano e meio para execução. Nesse momento, depende do Conselho de Administração da Petrobras", explicou o secretário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.