ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  08    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Petrobras planeja desenvolver tecnologia para retomar UFN-3

O processo licitatório para conclusão da obra deve ser iniciado em dezembro deste ano

Por Izabela Cavalcanti | 08/09/2024 18:17
Executivos durante a visita técnica na planta da fábrica UFN-3 (Foto: Nelson Mendes)
Executivos durante a visita técnica na planta da fábrica UFN-3 (Foto: Nelson Mendes)

A Petrobras está traçando um plano para retomar os investimentos para concluir as obras da UFN-3, em Três Lagoas, que inclui o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Conforme a Folha de São Paulo, a expectativa é de que os investimentos na unidade sejam detalhados no plano para 2025-2029, previsto para novembro. Não foi informado que tipo de tecnologia.

Em abril, foi anunciado que o processo licitatório para conclusão da obra deve ser iniciado em dezembro deste ano, com meta para começar a operar até o final de 2028.

A estimativa é de cerca de R$ 5 bilhões para finalizar a obra, que está 81% concluída. A construção foi paralisada no final de 2014.

A fábrica de fertilizantes foi projetada para consumir diariamente 2,3 milhões de metros cúbicos de gás natural, fazendo a separação e os transformando em 3.600 toneladas de ureia e outras 2.200 toneladas de amônia por dia.

Ampliação – No dia 6 de setembro, a Petrobras e a Embrapa assinaram um Termo de Cooperação para desenvolver estudos técnicos de matérias-primas renováveis, para obterem produtos de baixo carbono, incluindo química verde, fertilizantes e biocombustíveis.

De acordo com informações da Petrobras, a parceria consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas e implantação de indústrias para produção de biocombustíveis e bioprodutos, por parte da estatal.

Já a Embrapa desenvolve um protocolo de culturas agrícolas de baixo carbono, como a soja, envolvendo técnicas agrícolas racionais, como o protocolo de certificação desta cultura.

Em relação aos fertilizantes, o objetivo é desenvolver novos produtos com base em ureia de maior valor agregado, fertilizantes mistos, adubos com granulometria diferenciada e novos insumos sustentáveis com menor impacto ambiental.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias