ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Receita Federal paga R$ 12,5 milhões para 5,9 mil contribuintes

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda abre nesta quinta-feira, às 9h

Por Gabriel Neris | 23/11/2023 06:23
Prédio da Receita Federal no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Prédio da Receita Federal no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

A Receita Federal pagará R$ 12.533.149,23 para 5.973 contribuintes de Mato Grosso do Sul, referentes ao lote residual do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A consulta abrirá às 9h (horário de MS) e deve ser feita pela internet.

O crédito bancário será disponibilizado no dia 30 de novembro. Dentre os beneficiários deste lote, estão o grupo prioritário de idosos acima de 80 anos, contribuintes com idades de 60 a 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e professores que a maior fonte de renda seja o magistério. Quem utilizou a Declaração Pré-Preenchida ou optou por receber a restituição via Pix também está incluído.

A restituição será paga através da conta bancária que foi informada na Declaração de Imposto de Renda. Se o crédito não for realizado, os valores irão ficar disponíveis para resgate no Banco do Brasil, durante um ano. O contribuinte consegue reagendar o crédito, através do Portal BB (clique aqui), ou ligando na Central de Relacionamento BB. Nas capitais, o telefone é o 4004-0001, para as demais cidades o 0800-729-0001 e para deficientes auditivos 0800-729-0088.

Se a restituição não for resgatada dentro do prazo, o beneficiário deverá requerer pelo portal e-CAC. O portal fica disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Para realizar a consulta da restituição, basta acessar o site da Receita Federal. Dentro da página é preciso clicar em "Meu Imposto de Renda" e, logo após, em "Consultar a Restituição". Na página, há orientações e os canais de prestação do serviço, sendo possível realizar consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração.

Também se pode consultar a restituição através do aplicativo da Receita Federal, disponível para tabletes e celulares. Por meio dele, é possível realizar a consulta de informações sobre a liberação da restituição do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias