Registro da vacinação contra aftosa no Planalto do MS termina amanhã
Termina nesta quinta-feira (16) o prazo para a realização do registro da vacinação obrigatória da região do Planalto de Mato Grosso do Sul contra a febre aftosa. O prazo consta no calendário oficial da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)
Segundo o diretor-presidente do Iagro, Luciano Chiochetta, os números registrados no sistema até o momento ainda diferem da quantidade de doses da vacina adquiridas nas lojas agropecuárias. "Os produtores adquiriram as doses, certamente procederam com a vacinação, mas ainda não acessaram o sistema Saniagro para registrar a quantidade de animais vacinados".
Dos 16,6 milhões de animais da região do planalto, até o momento, 15.785 tiveram sua vacinação registrada, ou seja, 95,13%. Luciano lembra que a não inclusão dos dados dentro do prazo pode fazer com que os números desta vacinação não alcancem os 99,4% obtidos na última campanha, que colocaram o Estado em 3º lugar no ranking da eficiência vacinal.
O pecuarista que não registrar a vacinação dentro do prazo ainda está sujeito à multa que corresponde a uma UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) por animal. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.