Riedel participa em SP de evento do setor da celulose
Único governador presente, ele participa de debates sobre tecnologia e sustentabilidade
O governador Eduardo Riedel está em São Paulo participando, nesta manhã, da abertura da 56ª edição do Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, no Transamérica ExpoCenter. Há um estande do Estado no pavilhão do evento, que deve focar os debates durante três dias em temas relacionados à transformação digital e sustentabilidade. Ele era o único governador participante da abertura. A celulose se tornou uma atividade central para a economia do Estado, liderando nas exportações.
O congresso reúne várias entidades e empresas do setor. Na abertura, o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, do Instituto Brasileiro de Árvores, falará de temas relacionados tendências e desafios para as atividades relacionadas à celulose. A programação de palestras prevê várias abordagens sobre ESG, sigla em inglês que designa temas como governança e sustentabilidade. Também está prevista a apresentação de estudos e pesquisas.
Riedel foi acompanhado do titular da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck. Ambos destacaram a importância da celulose para a economia do Estado. Já têm quatro indústrias instaladas, uma em implantação e outra anunciada, todas na região leste. Para atender o aumento da movimentação de veículos ligados ao setor, o governo lançou a concessão de cinco rodovias, incluindo duas BRs, da chamada Rota da Celulose.
Durante discurso na abertura, Riedel mencionou a variedade de atividades que atuam na produção da celulose e papel e a relevância de reuni-las no evento para debater o setor. Ele tem demonstrado interesse em conseguir atrair indústrias para processar a celulose aqui em Mato Grosso do Sul, como na produção de embalagens. Hoje, a produção sai do Estado para exportação ou industrialização em outras regiões.