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Economia

Sem RDM, contribuinte reclama da falta de posto para pagar IPTU

Kleber Clajus | 27/01/2014 17:20
Contribuinte prefere resolver tudo em único lugar e aguarda retorno do imposto em obras (Foto: Kleber Clajus)
Contribuinte prefere resolver tudo em único lugar e aguarda retorno do imposto em obras (Foto: Kleber Clajus)

Com a saída da empresa RDM - Recuperação de Créditos, o contribuinte reclama que não consegue mais resolver em um único local a emissão e pagamento do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em Campo Grande. A empresa suspendeu os serviços em junho do ano passado, após levar calote de R$ 4,7 milhões.

Na esperança de resolver a emissão do carnê e pagar o imposto, o aposentado Edson Godoi, 51 anos, saiu do Jardim Imá até a Central do IPTU, na Rua Arthur Jorge, Bairro Jardim dos Estados. Contudo, só conseguiu mesmo emitir a guia de pagamento, para depois se dirigir a uma agência bancária ou lotérica.

“Perdi viagem. Estou regularizando o meu imóvel e estava acostumado em resolver tudo em um único lugar. Era uma facilidade a mais”, conta Edson que só percebeu o reajuste de 5,93% no imposto pago.

O comerciante José Alves, 61, também não ficou muito satisfeito com o novo mecanismo de pagamento. Isso porque o valor a que paga é superior a R$ 700, o que já restringe a utilização de lotéricas para quitar o IPTU.

Por outro lado, a professora Fátima Moreira, 51, considera vantagem à possibilidade de pagar no banco em que possui conta, mas questiona o valor pago.

“Senti bastante o reajuste. O IPTU já era caro para quem, como eu, mora em um apartamento no Jardim dos Estados. Este ano mesmo o imposto chega a R$ 3,4 mil”, analisa Fátima.

Quanto ao retorno do imposto pago em obras, o auxiliar de monitor Willian Cabrera, 24 , ainda não viu “benefício” em pagar R$ 300 em uma residência no Jardim Los Angeles.

“O lugar é afastado e falta de asfalto a iluminação. Não vejo benefício em pagar um valor alto para não ter muito retorno”, explica Willian.

Atendimento - O contribuinte que quiser questionar valores ou emitir a segunda via para pagamento do imposto pode se dirigir das 8h às 16h, até a Central do IPTU, na Rua Arthur Jorge, nº 500, ao lado da prefeitura.

Há também a opção de tirar dúvidas pelo telefone 156, que atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h, além dos sábados das 7h30 às 12h.

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