ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Abstenção alta é "ufa" para candidatos no 2º dia do Enem Digital

O primeiro dia de aplicação de prova para ingresso em 2020 não contou com a presença de 47.310 estudantes

Tainá Jara e Alana Portela | 07/02/2021 12:42
Abstenção alta é "ufa" para candidatos no 2º dia do Enem Digital
Prova foi aplicada em blocos da UFMS, neste domingo (Foto: Paulo Francis)

O nervosismo comum em candidatos que realizam a prova do Enem Digital (Exame Nacional do Ensino Médio) foi substituído por tranquilidade, no segundo dia de aplicação da prova, neste domingo.

O primeiro dia de aplicação de prova para ingresso em 2020, no domingo passado, não contou com a presença de 47.310 estudantes em Mato Grosso do Sul, que representaram abstenção de 57,2%, o terceiro maior índice do País.

Na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso), foram poucos os candidatos que apareceram após o horário da abertura dos portões. Apenas 15 candidatos estavam previstos para realizar a prova no bloco da Faeng (Faculdade de Engenharia), por exemplo.

No bloco da Facom (Faculdade de Computação), na semana passada, dos 76 candidatos previstos, apenas 29% apareceram. Houve salas preparadas para receber 32 candidatos, onde só seis apareceram.

Hoje, o movimento não era muito diferente por volta das 11h. Pamela Beatriz da Silva, 23 anos, foi uma das poucas precavidas e chegou com 40 minutos de antecedência.

Diplomada em Letras, agora ela tenta vaga em curso de Gestão de Pessoal. “Faço Enem desde os 16 anos para testar os meus conhecimentos. Nesta segunda fase estou mais tranquila, porque sei como vai funcionar devido a experiência da semana passada”, afirmou.

A realização da prova durante a pandemia exigiu o dobro de preparação, além de água, bolha, e um livro para se distrair enquanto o portão não abre, a candidata também reforçou os cuidados com máscara.

A novidade neste ano também está em realizar a prova pelo computador. “Foi diferente, mas acredito que é melhor. Menos cansativo do que ficar folheando um caderno de papel”, explicou.

Visando conseguir uma bolsa para cursar Tecnologia da Informação, João Paulo Souza, 20 anos. Neste segundo dia, ele relatou que está pouco ansioso. Na semana passado, o difícil foi encontrar o local de prova. Na semana passada, ele fez a prova com mais quatro pessoas na sala.

Agora o temor é quanto a algum problema técnico nos computadores. “Parece que deu problema de computadores em outros estados”.

O objetivo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira) é tornar a prova 100% digital até 2026.

Nos siga no Google Notícias