Com investimentos de mais de R$ 12 milhões, Pantanal Tech é lançado
Evento da UEMS será realizado em Aquidauana, nos dias 28 e 29 de junho
Pantanal Tech, evento inédito da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) foi lançado nesta sexta-feira (15), no auditório Bioparque Pantanal. Na oportunidade foram disponibilizados mais de R$ 12 milhões para realizar o encontro nos dias 28 e 29 de junho deste ano, no campus de Aquidauana.
A iniciativa tem apoio do governo do Estado e da UEMS, e a organização conta com a Unidade Universitária da UEMS Aquidauana, Prefeitura de Aquidauana, FUNDECT-MS, Sistema Fiems, Embrapa Pantanal, Fundação MS, além da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Mais de 15 instituições parceiras e 40 empresas também já confirmaram presença.
“A proposta é levar tecnologia, é mostrar inovação e o que é produzido hoje de forma sustentável dentro do Pantanal. Então esse evento é um marco de um Pantanal antes do Pantanal Tech, antes da lei do Pantanal e agora após o Pantanal TechMS e a lei do Pantanal, porque todo ano nós estaremos discutindo, reinventando e apresentando as novas tecnologias que já são sendo desenvolvidas, mas muitas vezes não são difundidas em todo o território do Pantanal MS”, explica o reitor da universidade, Laércio de Carvalho.
Governador Eduardo Riedel (PSDB)destacou a importância de “criar um ambiente progressista, progressivo, induzido e ajudando as pessoas a se desenvolver”.
Pantanal Tech – Com a proposta de proporcionar conhecimento e interação entre os diversos atores do desenvolvimento e sustentabilidade do Pantanal de MS, o evento também buscará inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de inserir o Pantanal na temática da COP 30, observado os desafios da Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU).
Dentre os temas confirmados estão Fazenda Pantaneira Sustentável: Embrapa Pantanal, Turismo de Pesca Sustentável – mudança de conceito: Associação ACERTMS (Corumbá); Boas Práticas da Agricultura Familiar no Pantanal; Morro do Paxixi: Desafios do Turismo de Serra e Charme – Aecopaxi; Melhoramento Genético Animal para o Pantanal; Rota Bioceânica: Desafios e oportunidades para o Pantanal.
Com o slogan “Pantanal é de todos” haverá a presença de três atores principais: Agropecuária, Meio Ambiente e Economia social. O evento irá abranger a expectativa de jovens alunos de escolas públicas, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da rede estadual e municipal de ensino docentes do ensino superior, pesquisadores e pesquisadoras do MS e de outros estados, profissionais de todas as áreas do conhecimento, produtores, empresas de consultoria ambiental e agronômica, empresários e sociedade em geral, estimados em 10 mil pessoas nos dois dias de evento.
Também terá a construção da Carta Pantanal, com o encaminhamento de temas relacionados a Bacia do Rio Formoso e PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) em Mato Grosso do Sul. O objetivo da UEMS é realizar anualmente um evento técnico científico na Unidade Pantanal, demonstrando a necessidade de firmar a ciência como grande indutora de sustentabilidade e produção no bioma.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: