ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

Enem corrige gabarito que condenava mulher negra que recusa alisar o cabelo

Inep divulgou revisão nesta quinta-feira (28) com as versões corrigidas após polêmica

Aletheya Alves | 28/01/2021 16:31
Gabarito inicial indicava que resposta correta era a alternativa "d", condenando mulher negra por não querer alisar cabelo. (Foto: Reprodução/O Globo)
Gabarito inicial indicava que resposta correta era a alternativa "d", condenando mulher negra por não querer alisar cabelo. (Foto: Reprodução/O Globo)

Com polêmica em torno de duas questões, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) divulgou gabarito corrigido do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nesta quinta-feira (28). Uma das alternativas condenava mulher negra por se recusar a alisar cabelo, dizendo que os argumentos são ‘imaturos’.

Sem mencionar as críticas, o Inep publicou em suas redes sociais que uma revisão havia sido feita e publicada. Em post no Twitter, um trecho da postagem diz que “após revisão feita pelo Inep nos gabaritos da versão impressa do Enem 2020, as versões corrigidas foram publicadas no portal da autarquia”.

Postagem feita na conta oficial do Inep no Twitter. (Foto: Reprodução)
Postagem feita na conta oficial do Inep no Twitter. (Foto: Reprodução)

Uma questão estava presente na prova de inglês e apresentava trecho do livro “Americanah”, da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichi. No texto, duas mulheres negras estavam em um salão de cabeleireiro e a profissional recomenda alisamento para que fique “mais fácil” de penteá-los. Enquanto a cliente recusa. A questão do Enem diz “A passagem do romance da escritora nigeriana traz um diálogo entre duas mulheres negras: a cabeleireira, Aisha, e a cliente, Ifemelu. O posicionamento da cliente é sustentado por argumentos que:”.

Questão em inglês completa. (Foto: Reprodução/O Globo)
Questão em inglês completa. (Foto: Reprodução/O Globo)

Em primeira versão, o gabarito do Enem indicou como correta a seguinte resposta: “demonstram uma postura de imaturidade”. Agora, com a correção, a resposta correta é “revelam uma atitude de resistência”.

A segunda questão com alternativa modificada estava na prova de linguagens e também foi acusada de racismo. O texto de referência menciona que a chance de anúncios automáticos para checagem de antecedentes criminais aumenta em 25% ao procurar por nomes comuns de negros nos Estados Unidos. Já a pergunta diz que “o texto permite o desnudamento da sociedade ao relacionar as tecnologias de informação e comunicação com o(a):”

Apontada como certa na primeira versão do gabarito, a resposta era de que seria “linguagem”; em nova edição a alternativa foi alterada para “preconceito”. Os gabaritos atualizados podem ser conferidos clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias