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Educação e Tecnologia

Entrega do MS Alfabetiza é celebrado como ‘Oscar da Educação’ de R$ 3,6 milhões

Professores e alunos fizeram festa durante revelação dos premiados na entrega de dinheiro e troféus

Gabriela Couto | 28/06/2023 18:18
Governador Eduardo Riedel (PSDB), discursando durante entrega do prêmio MS Alfabetiza. (Foto: Álvaro Rezende)
Governador Eduardo Riedel (PSDB), discursando durante entrega do prêmio MS Alfabetiza. (Foto: Álvaro Rezende)

Em clima de final de campeonato, professores, diretores, alunos e prefeitos lotaram o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, nesta quarta-feira (28).

A cada nome de escola anunciada, explodia a comemoração de uma equipe de profissionais da educação com o resultado do programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança”.

Este foi o primeiro ano de entrega dos prêmios em dinheiro que incentivam escolas da rede pública de ensino. A ação do Governo do Estado contou com 800 escolas participantes, das 79 cidades.

O troféu, a placa e o valor de R$ 80 mil entregues para as 30 primeiras colocadas foram celebrados como um Oscar da educação. Ao todo, foram R$ 3,6 milhões em prêmios pela alfabetização das crianças e melhores práticas de ensino.

Secretário de Estado de Educação Helio Daher assina documento durante solenidade. (Foto: Álvaro Rezende)
Secretário de Estado de Educação Helio Daher assina documento durante solenidade. (Foto: Álvaro Rezende)

“O valor em dinheiro é o de menos. O mais importante é o comprometimento em caminhar pela melhoria permanente da educação e fazer a diferença no ensino. Vamos continuar investindo”, afirmou o governador Eduardo Riedel (PSDB).

Cada escola vencedora terá autonomia para investir o dinheiro, conforme a necessidade. Para o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o programa vai para além das 30 vencedoras.

“Todos estão na mira. É importante olhar para as escolas que poderão ser ajudadas e quem não ficou entre as colocadas. Assim, todo o Estado cresce”, justificou.

Para tornar o ensino igualitário, com todos os alunos compatíveis a idade e ao nível de escolarização, o recurso foi dividido. Do total R$ 2,4 milhões foram destinados para premiação das “Escolas Destaques” e outros R$ 1,2 milhão para as “Escolas Apoiadas”. O valor será encaminhado às prefeituras para repasse direto às escolas selecionadas.

A primeira colocada foi a Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano, que fica em Nioaque. O prefeito, Valdir Couto Junior (PSDB), afirmou que o programa veio para ficar. “Das seis escolas da minha cidade, três participaram e duas foram classificadas, uma indígena e outra de assentamento”, celebrou.

A primeira parcela do prêmio de Escola Destaque, no valor de R$ 80 mil, correspondente a 75% do valor total (R$ 60 mil), já está disponível para as unidades escolares.

Já a segunda parcela, com o valor restante, será paga no ano subsequente ao do pagamento da primeira parcela e será condicionada à manutenção ou à melhoria dos resultados apresentados no ano anterior.

Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, discursou sobre a importância do programa MS Alfabetiza. (Foto: Álvaro Rezende)
Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, discursou sobre a importância do programa MS Alfabetiza. (Foto: Álvaro Rezende)

A diretora da Escola Municipal Rosalvo da Rocha Rodrigues, Maria Sonilva Lima Azevedo, estava contente com o 21º lugar. “É uma satisfação enorme ganhar pelo desempenho dos profissionais da escola. Não sabíamos que era todo esse valor. Entramos para participar e ficamos felizes de receber o prêmio”, conta ela que comanda uma unidade que dá aula para crianças de fazenda e assentamentos de Nova Alvorada do Sul.

Outras 30 unidades selecionadas como “Escolas Apoiadas” vão receber R$ 40 mil cada, para melhorar os resultados aferidos por meio do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e mensurados pelo IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul).

Critérios - Os resultados de alfabetização levam em consideração, por primeiro, o tamanho das turmas. As salas do 2º ano do ensino fundamental têm que ter, no mínimo, 15 estudantes matriculados regularmente. Os demais critérios remetem aos resultados das avaliações do IDAMS (melhor nota) e do SAEMS (mínimo 90% de participação dos estudantes).

Para atender ao eixo de formação continuada de professores do pré II da educação infantil e professores do 1° e 2° anos do ensino fundamental, o programa conta com colaboradores bolsistas que realizam o acompanhamento das ações e o processo formativo. Para o ano de 2023, são 331 colaboradores bolsistas designados para atuar como coordenadores e formadores municipais.

Alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. (Foto: Álvaro Rezende)
Alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. (Foto: Álvaro Rezende)

Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul).

Outro eixo do programa é a oferta de material didático complementar, que já começou a ser entregue às secretarias municipais de Educação. A Coletânea MS Alfabetiza é disponibilizada aos estudantes dos 1° e 2° anos do ensino fundamental, além do livro do professor para os regentes das respectivas turmas.

Alfabetiza Indígena - Em maio deste ano, o Governo do Estado anunciou que vai produzir materiais didáticos para alfabetização e letramento de crianças indígenas nas línguas Guarani, Kaiowá, Kadiwéu e Terena. Com 80 mil indígenas, Mato Grosso do Sul tem a segunda maior comunidade do Brasil.

A adequação linguística de material didático para as quatro línguas indígenas faz parte do “Alfabetiza MS Indígena”, uma ramificação do programa MS Alfabetiza. O trabalho é um reconhecimento a língua e a cultura indígena, e vai auxiliar na preservação dos costumes dos povos originários.

A previsão é de que a partir do ano letivo de 2024, o material para alfabetização estará disponível nas respectivas línguas maternas para as crianças do 1° e 2° ano do ensino fundamental, que estudam em unidades escolares indígenas (inclusive em aldeias urbanas).

Confira a lista de vencedoras:

30 - EE INDÍGENA GUILHERMINA DA SILVA, DE ANASTÁCIO 

29 - EM RACHID BARDAUIL, DE CORUMBÁ

 28 - EM MARLENE VILARINHO DE ALBUQUERQUE, DE AMAMBAI 

27 - EE JOSÉ FERREIRA, DE TRÊS LAGOAS 

26 - EM LEOVEGILDO DE MELO, DE CAMPO GRANDE 

25 – EM PATOTINHA, DE BANDEIRANTES 

24 – EM RURAL EUTROPIA GOMES PEDROSO, DE CORUMBÁ 

23 – EM ERICO VERÍSSIMO, DE CHAPADÃO DO SUL 

22 – CEM CRIANÇA ESPERANÇA VI, DE RIO BRILHANTE 

21 – EM ROSALVO DA ROCHA RODRIGUES, DE NOVA ALVORADA DO SUL 

20 – CEM CRIANÇA ESPERANÇA II, DE RIO BRILHANTE 

19 – EM CORONEL JOÃO ALVES LARA, DE APARECIDA DO TABOADO 

18 – EM IRMÃ RÉGULA, DE LADÁRIO

 17 – EM JOÃO EVANGELISTA VIEIRA DE ALMEIDA, DE CAMPO GRANDE 

16 – EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, DE CAMPO GRANDE 

15 – EM PROFA. MARIA DE LOURDES LOPES, DE TRÊS LAGOAS 

14 – EM ARMELINDO TONON, DE SÃO GABRIEL DO OESTE 

13 – EM BASÍLIO BARBOSA, DE GUIA LOPES DA LAGUNA 

12 – EM ROTARY DR. NELSON DE ARAÚJO, DE DOURADOS 

11 – EE JOAQUIM MALAQUIAS DA SILVA, DE CAMAPUà

10 – EM GIL NORBERTO SANTA ROSA LOPES, DE ARAL MOREIRA 

9 – EM PROF. DIOMEDES VALENTIM CERRI, DE NAVIRAÍ 

8 – EM NAPOLEÃO BATISTA ALBUQUERQUE, DE ANGÉLICA 

7 – EM IRENE LINDA ZIOLE CRIVEL, DE TAQUARUSSU 

6 – EM VEREADOR ODERCIO NUNES DE MATOS, DE NAVIRAÍ 

5 – EM JOSÉ DO PATROCÍNIO, DE CAMPO GRANDE 

4 – EM PROFESSORA ELIZABETE LUCENA CAMPOS, DE DEODÁPOLIS 

3 – EM FAROL DO NORTE, DE LADÁRIO 

2 – EM PROFESSORA RUFINA LOUREIRO CALDAS, DE JARDIM 

1 – EM INDÍGENA GABRIEL LAUREANO, DE NIOAQUE 

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