ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Escolas de todo o País já podem inscrever alunos na Olímpiada de Matemática

Criada em 2005, a maior competição científica do País reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes

Por Gabriel de Matos | 10/02/2025 22:37
Escolas de todo o País já podem inscrever alunos na Olímpiada de Matemática
Estudante fazendo prova da Obmep em escola (Foto: Divulgação)

As inscrições para a 20ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) estão oficialmente abertas. Em 2025, a competição completa duas décadas incentivando a educação e descobrindo talentos matemáticos em todo o país. Considerada a maior competição científica do Brasil, a Obmep mobiliza anualmente mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As inscrições para a 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas até 17 de março de 2025. A competição, que celebra duas décadas, é a maior do Brasil, envolvendo mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Promovida pelo IMPA e vinculada ao MCTI e MEC, a OBMEP visa melhorar a educação básica e promover a inclusão social. Em 2025, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais e 51 mil certificados de menção honrosa. A competição terá duas fases: uma prova objetiva em 3 de junho e uma discursiva em 25 de outubro. Novidades incluem premiações para professores e a introdução de viagens como prêmios.

As inscrições devem ser feitas até 17 de março exclusivamente pelas escolas na página oficial da Obmep (www.obmep.org.br). Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. Para garantir a inscrição, é necessário preencher a ficha de participação, informar o código e criar uma senha.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada , a Obmep é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com recursos do Ministério da Educação. Seu principal objetivo é promover a inclusão social e melhorar a qualidade da educação básica, oferecendo aos estudantes acesso a materiais didáticos de qualidade e incentivando o gosto pela matemática.

A Obmep 2025 distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Também haverá premiação estadual, com a previsão de entrega de 20,5 mil medalhas aos melhores desempenhos em cada estado.

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que visa incentivar o desenvolvimento acadêmico. Os estudantes de escolas públicas que ingressarem no programa receberão uma bolsa de R$ 300. No entanto, os premiados estaduais não têm acesso ao PIC.

Nesta edição comemorativa, além dos estudantes, os professores também serão reconhecidos. Um total de 969 docentes será premiado com diploma, livro de apoio e uma medalha de ouro especial. Entre eles, oito serão selecionados para viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.

A competição ocorrerá em duas fases. A primeira, composta por uma prova objetiva de 20 questões, será realizada no dia 3 de junho. Os classificados para a segunda etapa farão uma prova discursiva com seis questões no dia 25 de outubro.

As provas serão elaboradas de acordo com o grau de escolaridade do aluno e divididas em três níveis:

  • Nível 1: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 3: Ensino Médio.

Os aprovados para a segunda etapa serão divulgados em 1 de agosto e os premiados serão anunciados em 22 de dezembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias