Game de realidade virtual treina para evitar acidentes de trabalho na indústria
Recurso está sendo desenvolvido para ajudar funcionários a enfrentar situações abservas
Game de realidade virtual desenvolvido pela Startup sul-mato-grossense do Sesi, promete diminuir os acidentes de trabalho na indústria do Estado. Além disso, o recurso pretende apontar as necessidades de treinamentos específicos para o colaborador, em especial para aqueles que atuam em zonas de risco.
No jogo, o trabalhador realiza uma série de tarefas virtuais em um simulador e por meio da interação com a ferramenta, a empresa consegue identificar o nível da percepção de risco de acidentes sentida pelo prestador de serviço.
A Startup também desenvolveu um ambiente virtual para que o colaborador aprenda, de forma interativa, a usar os EPIs (Equipamentos de proteção individual).
Odilon Moura, gerente da empresa, ressalta que a ideia é permitir que os trabalhador experimente situações e que isso ajude a entender melhor a saúde ocupacional e como as escolhas podem afetar o bem-estar.
"A utilização de simuladores de realidade virtual e aumentada na área da saúde tem se expandido nos últimos anos, e essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, incluindo psicologia, nutrição, educação física, ergonomia e medicina. Na indústria, esses simuladores podem ser especialmente úteis para ajudar os trabalhadores a lidar com situações desafiadoras e potencialmente perigosas".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.