Grupo de 900 voluntários irá vistoriar retorno das aulas presenciais em MS
Comissão irá verificar o que falta na escolas da rede estadual; retomada foi baseada em estudo em 7 países
O retorno integral das aulas presenciais na rede estadual foi baseado nos procedimentos adotados em sete países, em estudo que levou cerca de um ano e meio. O sistema adotado, agora, será fiscalizado por comitê do Estado e municípios, formado por 900 voluntários.
“Lugar de estudante é na escola, o Prosseguir deu parecer favorável para este retorno, é o lugar mais seguro”, avaliou a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, que falou sobre o trabalho durante visita esta manhã, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.
A secretaria passou pelas salas de aula para ver os procedimentos de biossegurança adotados. “Este é momento de alegria, para as famílias que ainda tem receio, podem vir visitar as escolas”, disse a secretária.
Segundo Maria Cecília, nos países avaliados, instituições de ensino foram as primeiras na retomada das atividades após ampliação da vacinação. Entre os que foram estudados, ela cita França, Alemanha e Canadá.
Na retomada dos trabalhos, a secretária citou alguns procedimentos que vão ser adotados dentro das medidas de biossegurança, como a busca ativa por alunos não vacinados. “Vamos falar da importância da vacinação, não tem como obrigar”. Maria Cecília lembrou, porém, que a Constituição estabelece a obrigatoriedade do ensino de 4 aos 17 anos e que isso precisa ser levado em conta neste retorno.
Os procedimentos adotados vão ser vistoriados por grupos de trabalho definidos pelo Caepe-MS (Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul), voluntários, como integrantes dos ministérios públicos e defensorias públicas dos municípios. “O objetivo vai ser orientativo, para que o poder púlbico possa prover o que estiver faltando”, disse.
Reforço – Maria Cecília disse que a SED (Secretaria Estadual de Educação) estuda usar os meses de janeiro e julho de 2022 para preparar os alunos que tiveram dificuldades no período das aulas virtuais. O mapamento deste desempenhofoi feito em novembro e março e, este ano, em agosto, com avaliação individual e por disciplian. Essas aulas de reforço ainda não tiveram definição.