Luzes no céu assustam, mas o que foi o rastro brilhante no céu da Capital?
Satélites da Starlink, empresa de internet do bilionário Elon Musk, deram as caras na noite desta quarta (22)
Quem olhou para o céu de Campo Grande na noite desta quarta-feira (22) e achou que os aliens vieram visitar a Cidade Morena já podem ficar despreocupados. O rastro brilhante, visto a olho nu, são dos satélites artificiais da Starlink, empresa de internet do bilionário Elon Musk, que opera em órbita baixa desde 2019.
A reportagem recebeu relatos de moradores de diversas regiões. "Aqui no Nova Lima deu pra ver vários pontinhos brilhantes, que formou uma linha cortando o céu", descreveu a aposentada Maria das Graças Ribeiro, de 64 anos. Esta foi a primeira aparição dos equipamentos, segundo a própria.
Já outra leitora, que pediu para não ser identificada, fez imagens questionando se era um asteroide. "O que será isso no céu? Acabei de gravar. Achei que fosse um drone, mas depois vi o caminho branco que foi se formando. As luzes acendem e apagam sozinhas", explicou.
A meteorologia explica. Com o céu limpo de nuvens, fica mais fácil a observação das estrelas - e com isso - dos satélites artificiais que encobrem o planeta Terra. Há uma ferramenta, inclusive, onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis. A plataforma "Find Starlink" mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do país.
O projeto que leva internet via satélite para consumidores foi idealizado em 2015 pelo empresário que recentemente adquiriu o Twitter. Para isso, o programa pretende usar uma rede de milhares de satélites, formando uma constelação de pelo menos 12 mil unidades em órbita. O programa teve autorização da FCC (Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos), equivalente a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) brasileira.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.