Mais de 43 mil estudantes de MS participam da 1ª prova do Enem neste domingo
A abertura dos portões está marcada para às 12h (de Brasília) e fechamento às 13h (de Brasília)
Neste domingo (13), 43.590 estudantes de Mato Grosso do Sul realizam o primeiro dia de provas do Enem. Não se esqueça: a abertura dos portões está marcada para às 12h (horário de Brasília), fechamento dos portões às 13h, também no horário de Brasília. A prova começa a ser aplicada às 13h30 e vai até às 19h.
Na prova de hoje, os candidatos vão encarar uma maratona de 90 questões e a tão temida redação. Serão 45 questões na prova de Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) e 45 na de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, e Língua Estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição). Já a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre o proposto.
Em Mato Grosso do Sul, o exame será aplicado em 41 dos 79 municípios. Além de Campo Grande, as provas serão realizadas em Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí.
Também farão a avaliação alunos que moram em Ivinhema, Jardim, Jateí, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sete Quedas, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e Água Clara.
Os locais de prova estão disponíveis e podem ser consultados na Página do Participante. É indicado ao candidato que se programe com antecedência para planejar o deslocamento, de forma a evitar atrasos.
O que é obrigatório para a realização da prova - Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação, original e com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o passaporte e a Carteira de Trabalho, também serão aceitos, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997.
Nesta edição, serão aceitos documentos digitais como o e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. É recomendado ainda que se leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição.
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem lanche, água ou outras bebidas, com exceção de alcoólicas. Nas duas últimas edições do Enem, por causa da pandemia de covid-19, o uso de máscara de proteção facial era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados.