Santuário abençoa canetas para estudantes que irão fazer o Enem
A primeira celebração ocorreu às 9h, e serão realizadas mais duas missas no decorrer do dia, às 15h e 19h
Nesta quinta-feira (10) está sendo realizada no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, a tradicional missa de bênção das canetas para os vestibulandos que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos próximos domingos. A primeira celebração ocorreu às 9h, e serão realizadas mais duas missas no decorrer do dia, às 15h e 19h.
Pela manhã, a celebração recebeu cerca de 100 pessoas. Entoando cânticos de louvor, a missa foi celebrada “em nome da juventude de Mato Grosso do Sul” pelo padre Marcos Vinícius. Após a missa, as canetas foram benzidas com água benta e distribuídas aos pais e jovens que irão prestar vestibular. Este ano, pela primeira vez, os candidatos ao exame foram convidados para subir no altar no momento da bênção das canetas.
Tradicionalmente celebrada na última quinta-feira antes do primeiro domingo de prova, jovens, pais e mães de estudantes que irão fazer o Enem procuram a igreja para receber a bênção e levar a caneta benzida como um símbolo da presença de Deus. As canetas representam a fé depositada pelos fiéis. “Eles vêm agradecer e pedir a proteção de Deus. São jovens que se preparam e vêm à igreja para pedir a bênção de Deus e a caneta passa a ser um símbolo”, explica o padre.
Everton Barbosa, de 38 anos, foi à igreja orar pela filha, Maria Eduarda, de 17 anos, que irá fazer o exame pela primeira vez, para tentar uma vaga no curso de arquitetura na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). Ele ressalta a importância do apoio da família nesse momento de ansiedade antes da prova. “Eu quero fazer [por ela] aquilo que eu queria que meu pai tivesse feito por mim”, expressa.
Everton fez questão de subir no altar para abençoar a caneta que irá levar para a filha. “Eu acredito que o plano e a fé andam juntos, se você acredita e tem fé você é capaz de mover montanhas. Ela é uma menina muito inteligente, eu tenho fé que ela vai conseguir”, finaliza.
Wilker Sebastian, de 17 anos, vai fazer a prova do Enem pela primeira vez, junto com o vestibular da UFMS. O estudante almeja uma vaga no curso de ciência da computação. Estar presente na celebração foi uma forma de se tranquilizar antes da prova. “Simboliza uma garantia de que todo meu esforço vai valer a pena”, diz. Wilker também subiu no altar na hora de receber a benção. “Deu pra sentir a presença forte de Deus naquele momento”, expressa.
Isabela Araújo, de 18 anos, vai fazer a prova pela segunda vez este ano, e almeja uma vaga no curso de psicologia, também na UFMS. Nesta manhã, ela foi ao santuário receber as bênçãos e “acalmar a ansiedade” antes de realizar a prova.
Enem - Com o intuito de avaliar o desempenho do Ensino Médio, a prova serve como porta de entrada para ingressar em universidades públicas ou particulares em todo o Brasil, por meio do Sisu (Sistema Único de Seleção Unificada) ou do Prouni (Programa Universidade para Todos). Este ano, as provas serão realizadas nos domingos do dia 13 e 20 de novembro. Para mais informações, os candidatos devem acessar a página do participante clicando aqui.