ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Novos cursos da Uems terão 120 vagas para vestibular de inverno

Investimento foi oficializado na manhã desta segunda, pelo governador Eduardo Riedel

Por Natália Olliver e Jackeline Oliveira | 06/11/2023 11:58
Eduardio Riedel comemora criação dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social (Foto: Paulo Francis)
Eduardio Riedel comemora criação dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social (Foto: Paulo Francis)

Três novos cursos da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) serão inaugurados em 2024, em Campo Grande e Dourados. As graduações de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social terão investimento de 4 milhões do Estado e iniciarão no segundo semestre, com vestibular de inverno. O lançamento foi feito na manhã desta segunda-feira (6), pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).

A princípio, serão 40 vagas para cada curso, totalizando 120 para a Capital e entre 40 a 80 para Dourados. O edital deve sair no primeiro semestre de 2024. Conforme Eduardo Riedel, não ter os cursos disponíveis deixa o Estado atrasado.

“Eu não sabia até o ano passado que Mato Grosso do Sul não tinha cursos assim. A gente não ter profissionais formados aqui em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social deixa Mato Grosso do Sul para trás.”

Os cursos devem ajudar a atender demandas existentes no Estado, como atendimento a pessoas com síndrome de Down, que precisam de atendimento especializado de reabilitação e pessoas com TEA (autismo). “Desde o ano passado, converso com Geraldo Resende [deputado federal] e com o reitor da Uems sobre buscar recursos para um Centro de Especialidades e Reabilitação [CER] que seja especificamente para o autismo, para síndrome de Down”.

Eduardo Riedel diz que investimento nos cursos será de  R$ 4 milhões (Foto: Paulo Francis)
Eduardo Riedel diz que investimento nos cursos será de  R$ 4 milhões (Foto: Paulo Francis)

Além da abertura dos cursos, o governador também autorizou a licitação do Restaurante Universitário da Unidade de Campo Grande. O investimento é de 2 milhões e 400 mil reais. A ideia é implementar nos campus de Dourados, Aquidauana e Paranaíba. A expectativa é de que até 2025 sejam concluídas as obras.

Laércio Carvalho, reitor da Uems, disse que em 30 anos de existência, nunca houve incentivo à construção dos restaurantes. “Isso afeta diretamente a permanência dos nossos alunos e também o dia a dia em sala. Nós estamos agora já no processo de licitação de Dourados e Campo Grande e já inserimos na emenda de bancada os restaurantes investidos de Aquidauana e Paranaíba”.

Laércio Carvalho, reitor da Uems, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)
Laércio Carvalho, reitor da Uems, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Francis)

“Já com o início de licitação no final deste ano, no início do ano que vem, para Dourados e Campo Grande, nós queremos entregar para a comunidade acadêmica, no mínimo, quatro restaurantes investidos e isso depende muito da quantidade de alunos. Então iremos começar por essas quatro unidades e em seguida avançar para as outras 11 unidades universitárias”, completou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias