Prazo para atualização cadastral de alunos da rede estadual começa nesta 2ª
A atualização cadastral pode ser feita diretamente pelo portal da Matrícula Digital
Começa na próxima segunda-feira (05) o período de atualização cadastral dos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino. A etapa antecede o início do período de matrículas da rede que, neste ano, terá como foco a necessidade da inserção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos alunos já matriculados na REE.
Realizada todos os anos, a atualização cadastral faz parte do calendário da Matrícula Digital e consiste no preenchimento dos dados que serão utilizados pelos gestores escolares para o contato com estudantes e familiares/responsáveis, quando necessário. Além disso, as informações fornecidas às escolas auxiliam no levantamento de dados referentes à Rede Estadual de Ensino.
Destaque deste ano, o preenchimento do cadastro com o uso do CPF será fundamental para os estudantes da Rede. No entanto, a inserção do documento não será necessária para os estudantes estrangeiros, refugiados, apátridas e privados de liberdade (que estudam em regime prisional). Para os estudantes indígenas, o preenchimento valerá para quem já possuir o documento.
Benefícios - Com o correto preenchimento dos dados, será possível monitorar e realizar os acompanhamentos necessários de forma mais prática e objetiva. Entre os benefícios está o encaminhamento das informações via Censo Escolar (Ministério da Educação), de responsabilidade das equipes escolares, e que poderá ser feito de forma mais ágil e assertiva.
Como realizar a Atualização? - A atualização cadastral pode ser feita diretamente pelo portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br). O acesso pode ser feito pelo painel do aluno, com os dados utilizados para identificação dos estudantes.
Atualização Cadastral poderá ser feita até o final do atual ano letivo de 2022. A Secretaria de Estado de Educação reforça que o correto preenchimento dos dados é fundamental para realização da pré-matrícula, que será disponibilizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
Estudante não possui CPF? - Os estudantes que não possuem o documento podem realizar a emissão do CPF de forma gratuita e 100% virtual, por meio do site oficial da Receita Federal. No endereço virtual abaixo, os estudantes, pais e/ou responsáveis podem realizar o preenchimento dos dados solicitados e realizar a emissão.