UFMS abre inscrições para especialização em gestão em segurança pública
Serão oferecidas 350 vagas para ingresso no ano de 2024 e inscrições são até o dia 20 de setembro
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública. Profissionais com diplomas devidamente registrados no Brasil ou revalidados, em caso de titulações obtidas no exterior, podem se inscrever até o dia 20 de setembro por meio da página da Pós-Graduação da universidade.
Serão oferecidas 350 vagas para ingresso no ano de 2024. Dessas, 280 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 10% estão reservadas para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e outros 10% para ações afirmativas, como pessoas pretas, indígenas e com deficiência. Para candidatos estrangeiros, é necessário estar ciente das leis e regulamentos que regem sua situação no Brasil.
O curso será ministrado por profissionais especializados nas áreas de Segurança Pública, Gestão, Direito Penal e Direitos Humanos. As aulas ocorrerão predominantemente na modalidade a distância, por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da UFMS, com algumas aulas síncronas sendo realizadas por plataformas de videoconferência, conforme o calendário de cada disciplina.
A mensalidade do curso é de R$ 150, distribuída em 18 parcelas.Os interessados devem conferir todas as informações e orientações presentes no edital, disponível neste link.
Curso - O coordenador do curso e diretor da Fadir (Faculdade de Direito), Fernando Lopes Nogueira, ressalta que o curso pretende ampliar o acesso ao conhecimento em gestão de segurança pública para diferentes setores.
"Áreas como a Polícia Militar, guardas municipais e outros órgãos de segurança pública podem beneficiar-se dessa especialização para aprimorar suas práticas e entender a gestão pública de forma mais abrangente", afirma Nogueira.
O curso aborda questões do direito público com foco em gestão pública, oferecendo aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos necessários para exercer funções em padrões elevados de eficiência. "A especialização impacta positivamente na promoção de serviços de qualidade, gestão de conflitos aplicados à segurança pública e políticas públicas de segurança e fronteiras", explica o secretário da Fadir, Devanildo Braz da Silva.
Devanildo também destaca o objetivo de incentivar uma reflexão crítica sobre a segurança pública tanto do ponto de vista estatal quanto social, além de aprofundar os conhecimentos técnicos e procedimentais dos profissionais da área. "Queremos estimular o aprimoramento das competências desses profissionais, oferecendo uma base teórica, didática e prática robusta", conclui o secretário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.