Com mudança de hábito, telefone fixo está presente em apenas 33% das casas
Enquete do Campo Grande News perguntou a leitores se ainda mantinham aparelho dentro de casa
Telefone fixo está presente na casa de 33% das pessoas que responderam enquete. A maior parte, 67%, afirma que não mantém o aparelho na própria residência.
Nos comentários do Campo Grande News, diversos leitores afirmam apenas que não usam, enquanto alguns até questionam: "isso existe ainda?". O leitor Jiuliann Everton afirma que usa apenas "porque a operadora obriga".
Apesar disso, a leitora Nadia dos Santos de Almeida diz que utiliza o aparelho para o caso de haver emergências. "Mas utilizo mais para recado e por causa de pessoas com problema de saúde", completa.
Mudança de hábito - Conforme levantamento do site Melhor Plano, com base em dados da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), 4,1 milhões de linhas fixas foram canceladas no País - cerca de 11% de queda no número total de telefones fixos no Brasil durante período de 12 meses.
Além disso, linhas móveis de celulares cresceram de maneira significativa nos últimos 10 anos, indo de 202 milhões no início da década até 228,6 milhões (13,1% de crescimento), de acordo com os dados parciais do ano passado, da Anatel.
O número de telefones fixos se manteve estável nesse intervalo de tempo, mas obteve queda nos últimos anos. Eram 42,1 milhões no final de 2010, atingiu 44 milhões em dezembro de 2014, e chegou a cerca de 31 milhões no ano passado - redução de 24,7% em quase dez anos.