Gastos durante a pandemia aumentaram para 64% dos leitores
As respostas vão contra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, que indica que maioria reduziu gastos mensais
Oposta à pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), enquete desta terça-feira (18) mostra que 64% dos leitores aumentaram seus gastos durante a pandemia, enquanto apenas 36% diminuíram.
Conforme divulgado pela CNI em julho, 71% dos brasileiros reduziram os gastos mensais durante o período da pandemia. A pesquisa foi realizada com 2.009 pessoas em todos os estados brasileiros, entre os dias 10 e 13 de julho.
Reajuste de preços é um dos motivos indicados por Joel Jaques, que diz ter aumentado seus gastos com água, luz, internet, gasolina e alimentação desde o início da pandemia.
De acordo com Luciene Araújo, um dos problemas é que “o ganho diminuiu e os gastos aumentaram”. Aposentada, Rafaela Domingos, de 65 anos, compartilha da mesma opinião, “tudo ficou mais caro e a gente precisa continuar comprando, então os gastos aumentaram mesmo. Tá difícil de lidar”.
Já o comerciante Ricardo Miranda Moreira, de 35 anos, diz que conseguiu equilibrar os gastos em casa para não perder o controle das contas.
“Para mim e na minha família tudo continuou a mesma coisa. Tivemos uma diminuição nas vendas, mas estamos dando jeito e conseguindo não gastar demais”, disse.
Na pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, um dos resultados obtidos é de que a economia indicada pelos entrevistados foi devido o medo de perder o emprego.
Em enquete realizada pelo Campo Grande News no dia 7 de agosto, 68% dos leitores informaram que realmente temem ficar sem o emprego durante a pandemia.