ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Enquetes

Maioria concorda em tirar do governo federal decisão de abrir ou fechar igrejas

STF decidiu que entes municipais e estaduais têm autonomia para definir regras; 64% dos leitores concordam

Guilherme Correia | 12/04/2021 07:47
Mulher sobe escada da Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)
Mulher sobe escada da Igreja Universal do Reino de Deus, na Avenida Mato Grosso (Foto: Marcos Maluf)

Maioria, 64%, dos leitores que responderam enquete concordam com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que governadores e prefeitos podem decidir sobre o fechamento de igrejas e templos como medida preventiva para reduzir a disseminação da covid-19.

Uma dos respondentes, a leitora Jacqueline Nascimento acha que essas regras têm de ser definidas pelos próprios lugares, de forma a "evitar aglomerações". "Seja uma aglomeração no baile funk, seja na igreja, seja no transporte coletivo. Não importa. Deveriam levar a sério e restringir tudo", opina.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Já a leitora Rosânia Velma acha um "absurdo" fechar igrejas, enquanto bares e outros locais continuam com "aglomeração a noite toda". "Isso eles não veem", diz.

Por fim, o leitor Miguel Augusto opina que líderes religiosos "querem mais é que 'segue o baile', afinal, as contas chegam todo mês, alguém tem que pagar. Cultos on-line não trazem rendimentos", critica.

Decisão - Por nove a dois, ministros usaram a ciência como justificativa para o voto. De acordo com a Suprema Corte, situação crítica em que o Brasil enfrenta coma pandemia justifica que igrejas e templos religiosos sejam fechados temporariamente para evitar aglomerações em lugares fechados.

Apenas Dias Toffoli e Kassio Nunes Marques votaram a favor da liberação.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o último decreto de restrições emitido pelo governo, igrejas, templos e outros espaços religiosos fazem parte das 45 atividades consideradas essenciais.

Desta forma, estes locais podem funcionar desde que observem a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento social, funcionamento limitado em 50% da capacidade e respeitando o horário do toque de recolher.

Nos siga no Google Notícias