ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Enquetes

Maioria dos leitores não considera Enem melhor forma de ingresso em universidade

Entre os que votaram em enquete, 38% pensam que é

Por Cassia Modena | 04/11/2023 08:35
Maioria dos leitores não considera Enem melhor forma de ingresso em universidade
Dia de aplicação de prova do Enem (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

O Campo Grande News perguntou na enquete desta sexta-feira (3) se o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a melhor forma de avaliação para acesso à universidade. A maioria dos leitores respondeu achar que não (62%). Já 38% votaram que sim.

Em Mato Grosso do Sul, 47.470 pessoas se inscreveram para realizar o exame. O Estado representa 1,2% dos mais de 3,9 milhões de participantes em todo Brasil. As mulheres são maioria entre os candidatos, com 61,1%, enquanto que os homens correspondem a 38,9% dos inscritos no Estado.

Na Capital, o serviço de transporte público ganhará reforço de 30% na frota, nas datas de aplicação da prova, para atender alta na demanda. As linhas mais utilizadas, como as 070, 080 e 081, operarão com um plano funcional similar ao dos sábados. A linha 221 terá um veículo operando das 9h40 às 19h, com parada de cinco minutos na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). As linhas 222 e 474 funcionarão em plano funcional de dia de semana. As linhas 070, 071, 072, 080, 085 e 087 contarão com veículos alongados. Além disso, os candidatos que se inscreveram na página do Consórcio Guaicurus, no período previsto, poderão utilizar o transporte de forma gratuita.

Outros métodos de ingresso à universidade em Mato Grosso do Sul são os vestibulares, tanto das universidades públicas quanto das privadas e costumam acontecer em apenas um dia. Na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), há também o método Passe que é direcionado aos candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e realizam avaliações seriadas, ao final de cada ano letivo.

Este ano - Neste domingo (5), acontece a primeira etapa do exame em todo o Brasil. Ele é dividido em dois finais de semana, sempre aos domingos. A duração máxima da prova é de 5h30 de duração no primeiro dia, e de 5h no segundo dia.

Na avaliação, são cobrados conhecimentos em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias