ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 21º

Enquetes

Maioria dos leitores nunca acessou o Portal da Transparência

A Lei da Transparência exige que informações sejam disponibilizadas em uma página da internet de fácil acesso

Por Idaicy Solano | 02/01/2024 08:57
Página de consulta aos dados do Governo Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Página de consulta aos dados do Governo Federal (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A enquete do Campo Grande News desta segunda-feira (1) perguntou aos leitores se eles costumam buscar informações no Portal da Transparência de prefeituras e governos, além de outros órgãos públicos, ou até de entidades filantrópicas que recebem doações.

A maioria, 40%, respondeu que nunca acessou, 26% disseram que acessam raramente, 24% responderam que acessam com frequência e 10% revelaram que não sabem como acessar.

A Lei da Transparência exige que informações sobre entradas, saídas e salários, por exemplo, sejam disponibilizadas em uma página de internet que seja de fácil acesso para qualquer pessoa.

A leitora Jamile Tannous comentou nas redes sociais do jornal que a partir deste ano pretende começar a consultar. "Ainda não [tive acesso], mas pretendo".

Em ano eleitoral, que é 2024, essas buscas por informações tendem a aumentar. Para definir seus votos, eleitores podem usar a ferramenta para fazer pesquisas envolvendo agentes públicos que sejam ou estejam envolvidos em candidaturas.

Outra análise possível é avaliar como está o balanço financeiro de uma prefeitura que, a partir do ano que vem, poderá ter um novo prefeito eleito ou a continuidade da gestão anterior.

LAI - Além do Portal da Transparência, o cidadão pode usar a LAI (Lei de Acesso à Informação). Por meio dela, consegue solicitar informações específicas sobre determinada questão e ser respondido no prazo de 20 dias, prorrogável por mais 10.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias