ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Enquetes

Proibição da pesca de 13 espécies divide opiniões

Projeto de lei pretende proibir a comercialização, transporte e armazenamento de 13 espécies de peixes

Por Raíssa Rojas | 26/02/2025 10:49
Proibição da pesca de 13 espécies divide opiniões
Pescadores adeptos à pesca esportiva nos rios do MS (Foto: divulgação Imasul)

A proposição do deputado estadual Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk (PL), dividiu opiniões. Um lado defende a preservação das espécies e o outro se preocupa com a própria sobrevivência e sustento das famílias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A proposta do deputado estadual Roberto Razuk, que visa proibir a pesca de 13 espécies em Mato Grosso do Sul, gerou polêmica. Enquanto 48% dos leitores do Campo Grande News apoiam a medida, 52% são contra, preocupados com o impacto na subsistência de cerca de 8 mil famílias que dependem da pesca. A proposta busca proteger espécies como pacu e dourado, garantindo sua reprodução. Em paralelo, um projeto de João Henrique Catan propõe o programa Pescador Guia, oferecendo benefícios durante a Piracema para incentivar a transição para práticas de pesca mais sustentáveis.

Na enquete de ontem (26), o Campo Grande News questionou se Mato Grosso do Sul deve proibir a pesca de 13 espécies, conforme o projeto de lei. Enquanto a minoria, 48%, respondeu que "sim", outros 52% votaram "não".

Se o projeto de lei for aprovado, passará a ser proibida a pesca das seguintes espécies: pacu, dourado, jaú, pintado, piraputanga, cachara, curimba, piracanjuba, jurupensém, jurupoca, piabuçu, palmito e barbado.

"Como vão sobreviver as pessoas que vivem basicamente do turismo que gera a pesca?", questiona a leitora Hananda Wronski, nas redes sociais do jornal.

Luis Silva também deixou a opinião dele. "Sim, deve haver a proibição, do contrário, em poucos anos não existirão mais peixes em nossos rios".

A ideia do parlamentar idealizador do projeto é assegurar que as espécies sejam protegidas por lei por um período determinado, para garantir sua reprodução e repovoamento dos rios.

Proibição da pesca de 13 espécies divide opiniões

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias