16º Jogos Urbanos Indígenas reúne 21 comunidades em competição
Disputas de várias modalidades alusivas à cultura indígena atrai mais de mil atletas
Promovido pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), a 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos acontecem neste domingo (30) no Parque do Sóter. O torneio reunirá 21 equipes que disputam o campeonato, que tem como objetivo desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade indígena do município.
Um dos atletas que irá representar o Jardim Anache é o veterano Edno Aquino Anastácio, que pretende conquistar mais títulos nessa rodada.
“Vou disputar as modalidades do futebol, arco e flecha. Estou bem ansioso, temos um time amador e vamos participar dos Jogos Indígenas para manter a forma. Em edições anteriores, fomos três vezes campeões e uma vez em 3° lugar. Também já fiquei em 2º lugar em lança e duas vezes campeão de Cabo de guerra pelo Monte Castelo”, lembra o atleta.
Ao todo, serão 21 equipes disputando o campeonato, sendo das comunidades indígenas. São elas: Kadwéu, Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, Jardim Anache, Acadêmicos indígenas.
Rafael Mota, da etnia terena, vai disputar duas modalidades: futebol e lança. O atleta indígena também almeja levar títulos para sua comunidade, como também marcar a participação de seu time na 16ª edição dos Jogos Indígenas Urbanos.
“Estamos com boas expectativas de vencermos a competição, tanto em modalidades de grupo quanto nas individuais. Estamos nos preparando há algum tempo para esse torneio em todas as categorias. Nosso time é de muita tradição nas disputas, desde o primeiro Jogos Indígenas”, comenta o terena.
Modalidades - Durante os jogos, serão disputadas as modalidades de Arco e Flecha Masculino, Lança Masculino, Atletismo, Corrida Masc. e Fem., Cabo de Guerra Masc. Fem., Futebol Society Masculino, Futsal Feminino e Voleibol 4×4 Masc. Fem.
Somente poderão participar indígenas, e fica proibida a participação de atletas de outros municípios. Cada atleta poderá participar do Cabo de Guerra, de uma modalidade individual e uma coletiva.