Águia Negra despacha a Serc e é o primeiro finalista do Estadual 2020
Duelo aconteceu nesta tarde de quarta-feira no estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, casa do Águia Negra

O Águia Negra fez jus ao status de melhor equipe sul-mato-grossense na temporada de 2019 e chega à final do Estadual de futebol pela segunda vez consecutiva. Dono de três títulos, o clube segue na luta pelo quarto, o que o tornaria o quarto clube mais vencedor de Mato Grosso do Sul e o com mais títulos no interior.
A classificação à final foi conquistada na tarde desta quarta-feira (9) no estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante - cidade localizada a 163 km de Campo Grande. O adversário foi a Serc, que no duelo de ida, em Chapadão do Sul, venceu por 1 a 0.
Dias antes da bola rolar, houve a tentativa de mudar a data do duelo para domingo (13), podendo os atletas descansarem mais e o jogo ser transmitindo pela TV. Contudo, conforme apurado, atletas e a diretoria da Serc não toparam a mudança, mantendo o jogo para esta semana, mesmo ele acontecendo no período vespertino.
Assim, os times retornaram à campo hoje três dias após o jogo de ida da semifinal em Chapadão do Sul - que fica a 321 km da Capital. A vitória por 1 a 0 naquele confronto, com gol de Kanu, dava a vantagem do empate para o time do norte do Estado.
Porém, nada disso foi suficiente para segurar o ímpeto dos atuais campeões. Com apenas 17 minutos de bola rolando, a vantagem da Serc foi pelos ares após o centro-avante Kareca receber lançamento na área, dividir com o marcador e manter a posse da bola, mandando para o fundo da rede e fazendo 1 a 0 para o Águia.
Ainda na etapa inicial, aos 41 minutos, o zagueiro Virgulino avançou ao ataque e recebeu livre dentro na grande área para chegar batendo de primeira e ampliar o marcador para os donos da casa. No retorno para o segundo tempo, mais bola na rede.
Com dois minutos no relógio, o rubro-negro fez jogada ensaiada que parou nos pés do atacante Guilherme, que finalizou cruzado e ampliou a vantagem e consolidou o Águia como finalista. Aos 44, Pedro ainda sofreu pênalti, cobrado por Jorginho. Porém, o goleiro Renan apareceu bem e fez a defesa que evitou uma goleada.
Agora, o time do Águia Negra aguarda o vencedor da outra semifinal do campeonato, onde o Aquidauanense espera Operário ou Comercial. Os jogos entre Galo e o time de Aquidauana deveriam ter acontecido simultaneamento aos de Águia e Serc, contudo, essa chave do campeonato foi paralisada a pedido do colorado.
O Comercial pede a punição com perda de seis pontos para o Operário pela escalação irregular do lateral direito Emerson no duelo de ida do clássico Comerário que marcou as quartas de final do campeonato. O julgamento acontece hoje, a partir das 19h. O provável resultado é a eliminação do Galo e classificação do Comercial.