ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Aos 16 anos, ciclista sul-mato-grossense assina contrato com equipe de Portugal

Kawãh David embarca para a Europa na madrugada dessa sexta-feira (23)

Ana Paula Chuva | 22/04/2021 16:13
Kawãh David, 16 anos, durante competição de ciclismo. (Foto: Divulgação/Bike76.com)
Kawãh David, 16 anos, durante competição de ciclismo. (Foto: Divulgação/Bike76.com)

Aos 16 anos, o ciclista Kawãh David, revelação do esporte em Mato Grosso do Sul, assinou contrato com a equipe Seissa ACR Roriz, de Barcelos, cidade que pertence ao distrito de Braga, em Portugal e uma das principais equipes da categoria de base da Europa. O atleta é natural de Chapadão do Sul, cidade a 330 quilômetros da Capital e já tem no currículos vários títulos de competições nacionais.

Com o contrato assinado, o jovem atleta embarca para o país europeu na madrugada desta sexta-feira (23) e por conta da pandemia voltará ao Brasil, onde ficará por 15 dias, a cada três meses até o fim do contrato em 2022.

Isso acontece porque, em razão da pandemia de covid-19, Portugal suspendeu por tempo indeterminado a emissão de vistos em Embaixadas e Consulados, permitindo que estrangeiros permaneçam no país por apenas 90 dias.

No entanto a intenção da família é que Kawãh permanece em solo europeu mesmo após o fim do contrato em 2022, apesar da Seissa formar apenas atletas juniores.

“Sabemos que o Kawãh participando das competições europeias, com bons resultados e se destacando outras equipes podem observar e se interessar, já pensando no profissional”, disse o pai do adolescente Octávio David.

De acordo com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Kawãh foi observado em várias oportunidades, sendo a primeira delas  nos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em 2019 na cidade de Blumenau (SC).

Kawãh consquitou ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2018. (Foto: Fundesporte)
Kawãh consquitou ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2018. (Foto: Fundesporte)

Kawãh foi destaque na competição nacional e foi convocado pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para o “Training Camp Ciclismo de Estrada”, em janeiro de 2020, na cidade de Rio Claro (SP), período em que o atleta passou por avaliações e testes físicos padronizados para criação de bancos de dados.

Os resultados das avaliações então foram enviados pela família de Kawãh para as equipes europeias, incluindo a Seissa que manifestou interesse pelo atleta de Chapadão do Sul, cidade a 330 km de Campo Grande.

 “É um sonho, desde quando comecei a treinar e competir profissionalmente há dois anos. Não vai ser fácil ficar longe de casa, mas estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou Kawãh.

Kawãh recebendo do governador Reinaldo Azambuja kit do Bolsa Atleta. (Foto: Fundesporte)
Kawãh recebendo do governador Reinaldo Azambuja kit do Bolsa Atleta. (Foto: Fundesporte)

Currículo – Apesar da pouca idade, Kawãh, um dos contemplados na última edição do programa Bolsa Atleta, do governo de MS,  já tem no currículo vários títulos,  inclusive nacionais.

Ele conquistou duas medalhas de ouro para o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018, em Natal (RN), na categoria de 12 a 14 anos, sendo campeão na prova por pontos (australiana) e na prova por resistência. Mesmo ano em que foi campeão brasileiro de estrada.

Nos Jogos Escolares da Juventude de MS ele garantiu dois ouros, um na prova de velocidade (contrarrelógio) e outro por pontos (australiana).  Além disso, o ciclista adolescente coleciona medalhas de outros eventos nacionais como o Volta Ciclística do Interior de Minas (MG), Volta do Futuro (SP) e Tour de Cuiabá (MT).

Nos siga no Google Notícias