Atletas de MS conquistam 16 medalhas no Brasileiro de Canoagem Maratona
Competição foi realizada neste fim de semana no Rio Paraguai em Corumbá
A delegação sul-mato-grossense de canoagem garantiu 16 medalhas para o Estado na 28ª edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona realizado neste fim de semana nas águas do Rio Paraguai, em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande.
Segundo a FcaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul), o evento seguiu todos os protocolos de biossegurança em razão da pandemia de covid-19 e contou com a participação de 83 atletas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.
Ao todo foram 31 provas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, master (A, B, C e D) e open. Além da canoagem adaptada/ paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. com percursos de cinco, dez e vinte quilômetros em embarcações do tipo caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 - individual/C2 - dupla). Já na paracanoagem, caiaques foram remados nas classes K1 (individual), V1 e turismo.
Das 16 medalhas de Mato Grosso do Sul, três foram de ouro, seis de prata e sete de bronze e a delegação foi composta por canoístas da Associação Luso Brasileira - Clube Estoril, da Capital e do CCA (Clube de Canoagem de Aquidauana).
Segundo a Fundesporte, um dos destaques da competição foi o atleta Edgar Silva Balbuena, integrante do programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado. Ele terminou na terceira colocação da prova K1 20 km masculino sênior, uma das mais esperadas e difíceis do Brasileiro.
Edgar dividiu pódio com dois atletas olímpicos, Roberto Maehler e Jorge García, segundo e primeiro colocados, respectivamente. Ambos estiveram nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro e brigam por vaga em Tóquio-2021.
Confira abaixo a lista dos medalhistas sul-mato-grossenses:
Ouro: Pedro Henrique Moura Ávila, Roberto Giovani e Luis Felipe Martins.
Prata: Orlando Inacio, Guilherme Marcos, Wilsom Hiroshi, Edgar Balbuena, Barbara Marinho Azevedo e Natanael Espinosa Silva.
Bronze: Roberto Carlos Girotto, Wanderlei da Silva dos Santos, Roberto Giovani, Edgar Silva Balbuena, Euripedes Luis da Silva Filho, Patrick Pisoni e Allan Hassan.