Atlético-MG vence e rebaixa o Juventude à Série B
Time mineiro encostou no G6
Pelo placar mínimo, o Atlético-MG venceu e de quebra rebaixou o juventude para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de um ano frustrado devido às expectativas altas, para o Galo restou a disputa por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores e, numa partida diante do lanterna da competição, o time alvinegro não perdeu a chance de somar mais três pontos, pela 34ª rodada da competição.
O gol da partida saiu dos pés do lateral-esquerdo Dodô, o Atlético-MG venceu o Juventude por 1 a 0, no Mineirão, nesta quinta-feira (27). Resultado que fez o time mineiro encostar no Athletico-PR, ambos com 51 pontos, e que também derrubou a equipe gaúcha para a Série B do Brasileirão. Com a derrota em Belo Horizonte, o Juventude é o primeiro time rebaixado no Brasileiro.
Mais uma vez o Atlético-MG não foi uma grande exibição. É verdade que o time alvinegro criou mais chances e até perdeu um pênalti, batido por Nacho Fernández e defendido pelo goleiro César, mas diante da fragilidade do adversário, o time entregou pouco risco.
Numa rodada em que Botafogo, Fortaleza e São Paulo venceram, a equipe mineira segue na frente dos concorrentes por um lugar na Libertadores de 2023. Um fôlego importante para o Atlético-MG, que nas duas próximas rodadas vai enfrentar o São Paulo, no Morumbi, e o Botafogo, no Mineirão.
Já rebaixado no Brasileiro, resta ao Juventude tentar evitar uma marca negativa. Com 21 pontos conquistados, o clube gaúcho pode terminar a temporada como uma das três piores campanhas na história da Série A na era dos pontos corridos. Por enquanto, o time está acima apenas do América-RN, que somou 17 pontos em 2007, e do Náutico, que fez 20 pontos em 2013. O top 3 de piores campanhas é completado pelo Paraná de 2018, que terminou o Brasileiro com apenas 23 pontos. O Juventude tem mais quatro jogos para diminuir o vexame nesse Brasileirão.