Campo-grandense é campeão brasileiro de Wrestling e vai ao Pan na Argentina
Mãe do atleta faz rifas para custear despesas do filho nas viagens
Representado Mato Grosso do Sul, o campo-grandense Dan Ryan, 16 anos, sagrou-se campeão brasileiro cadete no estilo greco-romano de Wrestling 2022, neste sábado (12), em São José dos Campos-SP. O evento, que reuniu os principais atletas de 15 a 17 anos no Ginásio do Teatrão, é válido para o Programa Bolsa Atleta e classifica 15 divisões de peso para o Pan-Americano da faixa etária em junho, na Argentina.
Morador da Vila Fernanda, o jovem precisou de uma ‘força’ de amigos e familiares para competir na cidade paulista. A mãe, Gisele Pires Ferreira Bueno, 39 anos, fez rifa para arrecadar dinheiro para que o filho pudesse chegar ao pódio. Ela comenta que “as coisas' em casa não estão fáceis e que essa conquista só foi possível devido ajuda de muita gente. “A prima Adria é uma grande incentivadora, além de outras despesas anteriormente, nesta ela doou itens para fazermos rifa. O professor, por exemplo ajuda arcando na alimentação da viagem e quando a gente vender tudo a rifa, repassaremos para ele. E assim vamos lutando, porque não está fácil o que estamos passando”.
Além do mais velhos, o campeão, ela cuida de dois filhos pequenos, o Arthur, de 7 anos e da Alanna, de 2 anos. A situação a que se refere, além de financeira é também emocional, pois perdeu o marido, Fabio da Silva Borges, há oito meses, por complicações recorrentes da covid-19. Além de pai, ele também era treinador de jiu jitsu do Dan, que luta desde os 7 anos. “É uma fase bastante complicada, mas acredito que ele [filho] se concentrou e canalizou esse momento para vencer. Ele focou e treinou muito. Acredito que é uma maneira de manter a memória do pai viva”.
De acordo com Gisele, o filho é bolsista e os custos com as passagens de avião foram pagas pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), enquanto que o restante das despesas ficam sob responsabilidade dos responsáveis pelos atletas.
A competição reuniu cerca de 350 atletas de todas as partes do Brasil, que competiram nos estilos livre e greco-romano.