Circuito nacional de vôlei de praia começa hoje no Parque das Nações
Etapa do torneio é sediada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, e ocorre até o domingo
A sétima etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia teve início nesta quarta-feira (27) e se estende até o domingo (31), no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Nesta manhã, atletas experientes e as revelações já deram início à categoria Aberto, que reúne duplas de quaisquer posições do ranking nacional.
Na 27ª posição e mais jovem na competição, Ana Beatriz, de apenas 14 anos, joga ao lado de Ana Paula (SP). Às 9h30, foi dado início ao jogo contra Ana Luiza (SC) e a Rupia Inck (MG), que estão na sexta posição.
Atual revelação do Estado, Ana disputa o primeiro circuito nacional, mas não sente o peso do torneio. Ela lidera o sub-19 e sub-17 estaduais, com outra dupla, também chamada Ana Beatriz, de 15 anos, que não costuma disputar a categoria adulta. “Estou tranquila, encarando a competição como forma de experiência, mas quero avançar.”
Ana começou a jogar vôlei aos sete anos e aos nove, passou para a modalidade de praia, onde continua até hoje.
Ela forma dupla com Ana Paula Mantovanelli, de Araçatuba (SP), de 31 anos, que já disputou outros circuitos nacionais e vê na jovem uma parceira “estrategista”. “Mesmo ela tendo apenas 14 anos, ela me transmite muita segurança, porque ela tem muita maturidade. E os nossos temperamentos são diferentes, mas se complementam, eu sou muito mais explosão e ela é muito mais estratégia.”
Por outro lado, a experiência será um dos diferenciais de Alex Sandro Acco, 46, que forma dupla com o Marlon, 24. Juntos, disputam competições estaduais há dois anos e ocupam a segunda colocação do ranking estadual.
Afastado há oito anos do circuito nacional, Alex tem boa expectativa para seu retorno. Ele já venceu etapa da Capital em 2004, com Luizão, e disputou nacional em 2001. Alex e Marlon venceram jogo inicial de hoje e o próximo será às 11h. “Estou preparado, porque já disputo o estadual. Vamos agora para a próxima, é bem puxado.”
Ele avalia que Mato Grosso do Sul sempre foi “muito atuante” no circuito nacional, sendo o 13º torneio sediado em Campo Grande. “A gente tem uma tradição, inclusive, muitos atletas de vôlei de praia se destacaram ao longo desses anos, como dois atletas olímpicos - Talita e Benjamim”.
Com estreia marcada para às 8h10, as sul-mato-grossenses Magda e Daiane, 16ª dupla no ranking, jogam contra Vitória (CE) e Fer Batiste (SP), 17º dupla. Pela primeira vez em casa, Magda está feliz com a chance de disputar e quer vencer os jogos de hoje para passar para a próxima fase, amanhã.
A etapa Top 8 será disputada pelas sete primeiras duplas mais bem ranqueadas da elite e o campeão do aberto da etapa anterior, que foi realizada em Vila Velha (ES).