ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Clubes e ONGs podem concorrer a R$ 7 milhões para promover esportes

Esta é a primeira vez que a categoria “Esporte para todos” fará parte do chamamento público

Por Natália Olliver | 27/03/2024 13:39
Atletas durante competiões em Campo Grande (Foto: Felipe Alexandre/CPB)
Atletas durante competiões em Campo Grande (Foto: Felipe Alexandre/CPB)

Entidades que promovem o esporte em comunidades de Campo Grande foram incluídas ao edital de R$ 7 milhões da Setesc (Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). O recurso quer contemplar sete categorias diferentes: esporte e transformação social, de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infantojuvenil, de rendimento adulto, de alto rendimento adulto e federações esportivas.

O documento será lançado no dia 3 de abril. Desta vez, a iniciativa visa atender às manifestações esportivas de diferentes segmentos, como 'esporte para todos', que abrange as comunidades. Essa é a primeira vez que a categoria é incluída ao chamamento público. O edital, com todos os detalhes, estará disponível no site da Fundesporte a partir do dia 4 de abril.

O objetivo é atender quem ensina atividades esportivas em comunidades, a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que gerem transformação social por meio do esporte. Outra novidade é a categoria 'esporte de aventura', que abrange os esportes praticados em ambientes naturais, como maratona aquática, mountain bike, canoagem, corrida de trilha, trekking e stand up paddle.

Herculano Borges, diretor-presidente da Fundesporte, explica que o edital é de extrema importância na garantia do acesso ao esporte para todas as pessoas.

“O esporte transforma vidas, desde o esporte de base até o de alto rendimento, promove valores humanos, oferece recursos intelectuais e emocionais que auxiliam a tomada de decisões para vida toda. Esperamos os representantes das entidades e toda a comunidade esportiva no nosso evento que é um marco no estado de Mato Grosso do Sul, porque o edital é aberto a toda a comunidade esportiva, para que eles nos enviem projetos de esporte.”

Ele também ressalta que as comunidades quilombolas também estão inclusas no chamamento.

Detalhes - As entidades de práticas desportivas, associações, institutos, ONGs, clubes escolares e/ou clubes esportivos poderão encaminhar até duas propostas, desde que sejam de categorias diferentes. Já as federações esportivas poderão enviar apenas uma única proposta na sua referida categoria.

As entidades mais bem pontuadas receberão apoio financeiro conforme ordem de colocação do resultado definitivo, com previsão de execução do objeto no prazo de até 12 meses.

Os projetos devem estar em conformidade com leis, normas, regras e diretrizes que regem as políticas públicas de esporte e inseridos nas três grandes manifestações: a formação esportiva, a excelência esportiva e a vivência esportiva.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias