Como dar um upgrade no futebol sul-mato-grossense
Ah, o Mato Grosso do Sul. Podemos adorar nosso estado – de fato ele é lindo. Podemos admirar a nossa gente, um povo generoso e acolhedor. Podemos reverenciar diversas manifestações culturais e artísticas, que pululam nos campos e cidades. Mas quando o assunto é futebol... vamos ser sinceros, ainda precisamos evoluir e muito.
O recente ranking divulgado pela CBF colocou Mato Grosso do Sul em antepenúltimo lugar entre todos os estados do Brasil, a frente apenas de Amapá e Rondônia. Baseado nos resultados dos clubes estaduais nos últimos cinco anos, a classificação pífia significa apenas um time da região na Copa do Brasil de 2022 e somente uma equipe na próxima série D do Brasileirão.
Não é exagerado dizer que o futebol sul-mato-grossense é, hoje, uma grande zebra no esporte brasileiro. Não é possível visualizar nossos clubes batendo de frente, de igual parta igual, com a maioria dos adversários do país. A pergunta que fica então é: o que fazer para sair dessa incômoda posição?
Aqui colocamos algumas ideias para quem realmente quer levar uma organização esportiva a sério. Não são simples, não são fáceis, mas também não são impossíveis.
Organização
Mesmo não sendo da elite, um time de sucesso deve ser organizado. Há exemplos recentes muito ilustrativos, um deles no nosso vizinho Mato Grosso. A equipe de Cuiabá, ao se estruturar, obteve sucessivos acessos e já passou um ano na primeira divisão. O América Mineiro, outra equipe muito bem organizada, foi ainda mais longe e conquistou uma vaga na fase preliminar da Libertadores, algo que parecia impensável há alguns anos. E o Fortaleza, que vem fazendo um trabalho consistente há mais tempo, conseguiu ir direto para a fase de grupos.
Mas a organização vai além dos times. Os campeonatos também precisam ser melhor coordenados e geridos, evitando, e se necessário punindo, situações constrangedoras como jogos que não acabam. Futebol é um espetáculo, e ninguém paga para assistir um show pela metade.
Estrutura
Outro salto que os clubes de sucesso deram foi o aprimoramento de sua estrutura, tanto física como administrativa. Campos em boas condições, centros de treinamentos equipados e dormitórios para as categorias de base são requisitos mínimos para um time poder desenvolver e executar o seu trabalho (jogar bola) com qualidade. Sim, custa dinheiro, mas é assim que as coisas funcionam. Primeiro é preciso investir, depois se colhe os resultados.
A estrutura gerencial também é outro ponto chave. Não cabe mais o velho dirigente que manda e desmanda, compra e vende, faz e desfaz ao seu bel-prazer em todos os momentos. Boas equipes têm bons profissionais em seus quadros, com atribuições claras, metas de trabalho e avaliação de resultados.
Talentos
A afirmação óbvia é que grandes times se fazem com bons jogadores. Mas bons jogadores não são encontrados em cada esquina. Adquirir e desenvolver talentos requer método. E os dois pontos anteriores – organização e estrutura – são cruciais para conseguir atrair e manter esses atletas. Afinal, se você fosse um boleiro de futuro, aonde preferiria jogar? Em um time bagunçado de uma liga pouco profissional? Ou em um clube que lhe dá condições de crescer e ter sucesso, em um campeonato competitivo?
Sem esses três pontos, o mais provável é que o futebol sul-mato-grossense continue a ser uma zebra nacional. E a história do esporte está povoada de momentos de superação, em todas as partes do mundo. Quem não se lembra da conquista do até então desconhecido Once Caldas na Libertadores de 2004? E a Europa não é a África, mas é lar das maiores zebras, como a Grécia e a Dinamarca surpreendendo nas Eurocopas de 2004 e 1992, respectivamente, ou o Leicester, campeão da Premier League de 2016. Porém...
Podemos adorar o nosso estado. Podemos admirar a sua exuberante vegetação. Podemos nos maravilhar com a sua rica fauna, com cervos, onças, antas e tamanduás. Mas temos que concordar que vai ser difícil ver uma zebra trotando feliz pelo pantanal. Então, para o bem do esporte no nosso Estado, é hora de dar um upgrade no futebol do Mato Grosso do Sul.