ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Esportes

Confiança e ansiedade contrapõem rubro-negros antes da final da Libertadores

Flamengo e Athletico decidem a principal competição continental neste sábado a partir das 16h

Gabriel de Matos | 29/10/2022 08:01
Da esquerda para direita: Clayton, Gabriel Cenciarelli, Vander Leanez e Cesar Ignacio
Da esquerda para direita: Clayton, Gabriel Cenciarelli, Vander Leanez e Cesar Ignacio

A final da Copa Libertadores de 2022 acontece neste sábado (29) no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, às 16h (de MS). Depois de eliminar o Vélez na semifinal e chegar invicto à final, o Flamengo quer conquistar o tricampeonato da América. O Athletico Paranaense não era favorito, mas vem de eliminar o atual bicampeão Palmeiras na semifinal.

A final envolve a maior torcida do Brasil com 45 milhões de torcedores contra os 1 milhão do Furacão. Números são de pesquisa feita pelo Ipec em 2022. No entanto, o Athletico conta com apoio de várias outras torcidas.

O embate quebra a sequência de treinadores portugueses que concentraram as três últimas conquistas da Libertadores. Jorge Jesus (2019) e Abel Ferreira (2020-2021) deram lugar a Dorival Junior e Luiz Felipe Scolari - Felipão.

Flamengo - Na Capital, a TO (torcida organizada) do Flamengo Raça Rubro Negra vai se reunir em sua sede (Rua Brilhante, 791 - Vila Carvalho) para transmitir o jogo. O presidente da TO, Clayton, está com o “coração acelerado e adrenalina a mil para o jogo”. O palpite dele foi de vitória por 2 a 0 para o Mengão.

O torcedor do Flamengo, Vander Leanez, contou que a sua expectativa para a partida é “a melhor possível”. Gabriel Cenciarelli cita que está com “pés no chão, mas bastante confiante, acho que o Flamengo vem de um momento melhor que o Athletico”.

Leanez palpitou que a final vai terminar em 3 a 0 para o Mengão. Já Cenciarelli vai na mesma linha, mas diz que o Furacão marca um gol, o palpite foi de 3 a 1. Pelas vitórias e campanha na competição, o Flamengo pode ser considerado favorito à conquista do título.

Athletico Paranaense - Do lado do Furacão, o atleticano Cesar Ignacio destacou que vai se reunir com um grupo de dez pessoas neste sábado para ver a final. Sobre a expectativa para final, ele disse estar muito ansioso. “Estou ‘ansiosaço’, até estou com uma certa insônia nesta semana”.

O Athletico Paranaense vem em um ótimo momento recente. Em 2018, a equipe conquistou a Copa Sul-Americana. Em 2019, derrotou o Internacional na Copa do Brasil. Já em 2021, saiu campeão novamente da Sul-Americana, que rendeu a vaga para a atual Libertadores. “Esse momento está sendo muito interessante, porque as pessoas estão passando a conhecer o time”, analisa Ignacio.

Sobre torcer para o CAP em Campo Grande, ele relata que “ainda causa espanto. Alguns amigos até brincam e falam que eu sou o único atleticano que eles conhecem”. Ignacio começou a torcer pelo time em 2001, quando tinha nove anos e veio para Campo Grande. A família dele é parte de Minas Gerais e parte do Paraná. Ele chegou a torcer para o Cruzeiro, mas o título brasileiro de 2001 do Athletico o influenciou a ser atleticano.

Apoio de outras torcidas ao CAP - Ignacio sente o apoio de outras torcidas aqui em Mato Grosso do Sul. Ele citou em entrevista que corintianos, palmeirenses e rivais do Flamengo estão a favor do Athletico. Em relato ao Campo Grande News, torcedores do Fluminense, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras e Santos disseram que vão apoiar o Furacão.

O torcedor do Fluminense, Lucas Caxito, vai de CAP apesar da rivalidade recente com o Tricolor. “Minha torcida será com certeza Athletico Paranaense. Não tem a menor possibilidade de torcer para o Flamengo visto a rivalidade”. Ele também critica a final em jogo único dizendo que é “completamente fora da realidade da América do Sul”. O palpite dele é 1 a 1 e vitória nos pênaltis do CAP.

Milton Junior é cruzeirense e a temporada da Raposa está praticamente encerrada com o título da Série B confirmado. Ele disse que o Athletico merece ser campeão e que o palpite é de 1 a 0.  “O CAP vem merecendo tem uma estrutura muito bom no caju, boa ADM, vem de um vice 2005 e também tenho carinho enorme pelo Felipão”.

A torcedora do Internacional, Maria Schindler, fortalece a torcida ao Furacão e analisou que será um “jogo cansativo de assistir” com vitória do CAP. “Apesar do Athletico ter tirado a Copa do Brasil do Inter, eu prefiro ver eles ganhando do que o Flamengo, por conta do Brasileirão de 2020. Já que nunca vi o Inter levando esse título”.

O santista Marco Antônio torce pelo 1 a 0 para o time de Curitiba. “ Vou de Athletico porque não gosto do Flamengo. Vai ser um jogo tenso e truncado, Athletico vai jogar tipo time argentino e o Flamengo não vai conseguir desenvolver o seu jogo”.

Thiago Pereira é torcedor do Palmeiras. O Verdão vinha de dois títulos seguidos e foi eliminado pelo Athletico na semifinal. Mesmo sendo algoz, a torcida dele vai para o Furacão. “Acho que vai ser um bom jogo, emocionante, resolvidos em erros. O Palmeiras vive um dos melhores momentos da sua história, prestes a ser campeão brasileiro, não há motivo para ficar chateado com essa quebra de sequência”.

Nos siga no Google Notícias