Em casa, atletas mantêm rotina de treinos durante isolamento
Há expectativa para a retomada do calendário esportivo estadual e nacional ainda este ano
Com a rotina alterada em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), atletas de alto rendimento têm se virado para dar continuidade aos treinamentos em casa com a ajuda de utensílios domésticos e acompanhamento técnico à distância.
A ciclista Ana Gabriela Nogueira, por exemplo, que pedalava diariamente pelas ruas e avenidas de Campo Grande, antes do período de isolamento social, mudou completamente a sua rotina. “Eu só treinava na rua. Agora, meus treinos com a bike são no rolo fixo (ferramenta que permite pedalar sem sair do lugar). Complemento com um treinamento funcional e levantamento de peso, usando tudo que aprendi nesses anos de atleta e com meus treinadores”.
No entanto, a campo-grandense está otimista quanto ao retorno à normalidade. “Acredito que vai demorar mais um pouquinho, mas confio que ainda darei continuidade às competições deste ano. Tudo passará, é só uma fase”.
Para conservar o desempenho físico, Agnaldo Moura, do atletismo, prioriza o fortalecimento da musculatura. “Estou fazendo mais treinos anaeróbicos, pequenos funcionais e circuitos, para trabalhar o fortalecimento muscular e, assim, prevenir lesões quando retornar às atividades normalmente e competir em ótima forma.
Compartilha da mesma opinião Edineia Camargo, atleta da seleção brasileira de Kung Fu Wushu. A multicampeã sul-mato-grossense na arte marcial chinesa disse que não é fácil pensar que talvez ficará longe das competições por mais algum tempo, mas o momento deve ser de resiliência, fé, esperança e otimismo por dias melhores no esporte e no mundo.
“Consigo fazer em casa treino de flexibilidade, aeróbicos (pular corda, rounds), circuitos com exercícios funcionais voltados à luta, sequências de golpes específicos da minha modalidade com uso de manoplas e aparadores de chutes”, disse. A atleta ainda realiza consultas online com nutricionista e psicóloga.
Conforme o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, há expectativa para a retomada do calendário esportivo estadual e nacional ainda este ano e os atletas devem procurar manter o condicionamento físico e técnico.