Empurrado pela torcida, Verstappen supera Leclerc e conquista pole na Holanda
Holandês da Red Bull conquistou a primeira posição no grid ao ficar 0.021 a frente da Ferrari
Correndo em casa e empurrado pela torcida laranja na manhã deste sábado (3), o holandês Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Holanda, no circuito de Zandvoort. A largada de amanhã (4) será às 9h (de MS) e marca a 15ª da temporada 2022 da Fórmula 1.
O piloto da Red Bull não teve um bom desempenho ao longo do fim de semana, inclusive abandonou o primeiro treino livre decorrente de problemas de câmbio. No entanto, o líder do campeonato guardou as forças para o treino classificatório. Na última tentativa do Q3, marcou 1:10.342 e assegurou o primeiro lugar no grid, em uma batalha acirrada com a Ferrari de Leclerc.
O piloto da Ferrari teve desempenho competitivo desde a sexta-feira, liderando o segundo e o terceiro treinos livres. No Q3, Leclerc corria para a conquista da pole, marcando 1:10.363 na melhor tentativa. No entanto, Verstappen, que veio na sequência e tirou 0.021 do rival, jogando um balde de água fria nos sonhos da Ferrari.
Carlos Sainz, também da Ferrari ficou com o em terceiro lugar na largada. A Mercedes chegou a fazer uma dobradinha no primeiro treino livre, mas não repetiu o desempenho na classificatória: Lewis Hamilton sai em quanto, com George Russell em sexto. O mexicano Sérgio Perez que acabou rodando na pista no fim da cronometragem vai largar em quinto.