Equipe de Ponta Porã conquista Estadual de atletismo na Capital
Competição foi organizada pela Federação de Atletismo de MS e teve os resultados divulgados nesta segunda
O Campeonato Estadual de Atletismo adulto teve os resultados divulgados pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (5). A equipe do APEV/Ponta Porã foi a grande vencedora com 410 pontos na classificação. O segundo lugar ficou com a Sprint - Atletismo e o pódio foi completo com a ADAC, ambas são de Campo Grande.
A competição começou na tarde do último sábado (3) e seguiu no domingo (4) no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande. Os resultados demoraram a ser divulgados por conta de problemas de energia elétrica no local.
O Estadual contou com a participação de atletas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso como convidados. A etapa conta pontos para o índice técnico para participação do Troféu Brasil de atletismo, que será em Cuiabá, do dia 6 a 9 de julho.
Dentre as provas disputas no campeonato de atletismo estão corridas com barreiras e sem barreiras, salto em distância, lançamento de martelo, lançamento de dardo e revezamento. O cenário foi a pista do Parque Ayrton Senna.
Além da competição adulto, o evento teve também Torneio Estadual sub-16 e sub-18 como forma de preparação para os Jogos Escolares da Juventude da modalidade.
Problemas - O professor Ageu de Oliveira Pereira é o presidente da FAMS. Ele disse que a competição teve alguns problemas de execução por conta da queda de energia do Parque. "Com a demanda de muitos atletas inscritos e muitas provas, não conseguimos terminar as provas previstas para sábado".
Ele complementa que os computadores são ligados ao sistema da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) para monitoramento e registro das provas. Por conta da oscilação de energia, o reestabelecimento demorou e gerou atraso.
Ageu ressalta que não deve fazer mais o calendário de competições em dois períodos. "A partir de agora, nosso campeonato cresceu, precisamos fazer em três períodos. A sugestão é sábado de manhã e de tarde e domingo de manhã".
"De qualquer forma, o campeonato foi um sucesso, conseguimos ampliar e avançar", ressalta o presidente. Ele destacou que a competição teve o apoio da Loterias Caixa e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Atletas para o Troféu Brasil - A Federação listou os atletas que conseguiram o índice técnico e vão representar Mato Grosso do Sul no Troféu Brasil de 2023. São eles: Alessandro Costa Rosa (ADAC), Lutimar Abreu Paes (Acorp), Guilherme Ademilson dos Anjos (Acorp), Glenison Gilbert de Carvalho (Acorp), Rodrigo Sobral Santana (Clube Indaiá) e Yuri Moreira Benites (Guarani/Kaiowa).
Confira os resultados por prova no link.