Erro de Norris beneficia Hamilton, que conquista 100ª vitória na F1
Novato inglês não obedeceu ordem da equipe para trocar pneus e acabou perdendo a liderança do GP
![Erro de Norris beneficia Hamilton, que conquista 100ª vitória na F1 Erro de Norris beneficia Hamilton, que conquista 100ª vitória na F1](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2021/09/26/34d5swnmx0g0s.jpg)
Não foi dessa vez que o inglês Lando Norris conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, para alegria de outro britânico, Lewis Hamilton, que acabou ficando com o primeiro lugar no GP de Sochi, na Rússia, e conquistou sua 100ª vitória na categoria, a principal do automobilismo mundial de monopostos.
Lando deixou escapar sua primeira vitória na Fórmula 1 pela teimosia. O jovem da McLaren optou por não trocar pneu quando a chuva desabou no fim do GP da Rússia e deixou a primeira posição de bandeja para Lewis Hamilton.
Além do 100º GP na Fórmula 1, o piloto da Mercedes reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, dois pontos a mais que Max Verstappen, que conquistou um suado segundo lugar após largar em último. Sainz completou o pódio e Norris caiu para sétimo.
Hamilton tem 246,5 pontos com a vitória em Sochi. Verstappen caiu para 244,5. Daqui duas semanas, as equipes voltam às pistas na Turquia. Foi a quinta troca entre inglês e holandês na liderança do Mundial de F1 neste ano.
Com pista seca em Sochi, os pilotos se dividiram na opção dos pneus para a largada, entre intermediários e duros. Ninguém iniciou com os macios que definiu a pole position. Com quase 900 metros de reta, a largada de Sainz foi boa, assumindo a liderança com a Ferrari, e novamente com Hamilton deixando a desejar.
O inglês caiu para sétimo, perdendo posições para Lance Stroll, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo. Com duas voltas, o inglês ultrapassou o espanhol. Lá atrás, a estratégia da Mercedes dava certo com Bottas em 14° segurando Verstappen, o 15°. A ordem era não deixar o holandês ganhar posições.
A marcação durou só seis voltas, com a ultrapassagem sem reação do oponente. Na frente, o pole position Norris recuperou a primeira posição com tranquila ultrapassagem sobre o piloto espanhol Carlos Sainz Junior, na volta 13.
Com o início das trocas de pneus, os carros da McLaren assumiram as duas primeiras posições e Hamilton subiu para terceiro. Mas Verstappen 'voava' na pista e já figurava em sexto, marcando ainda o ponto extra de melhor volta.
Faltando 10 voltas, Hamilton entrou na briga de vez pela vitória com aproximação a Norris. Ultrapassado por Alonso, Verstappen caiu para sétimo, o que devolvia a liderança do Mundial de Pilotos para o inglês da Mercedes.
A chegada da chuva trouxe emoção nas últimas voltas. Norris errou e chegou a sair da pista. Hamilton colou, mas evitou correr riscos e segurou o ataque. Faltando cinco voltas a velocidade diminuiu na pista com muita água e as equipes se prepararam para trocas de pneus. Gasly rodou. Stroll bateu na proteção.
Hamilton optou por troca. Norris não quis entrar, apesar da ordem da equipe. O inglês voltou em segundo ainda, com 25 segundos atrás. A chuva apertou e o jovem líder acabou perdendo a vitória pela teimosia. O heptacampeão cruzou em primeiro e agora tem dois pontos a mais que Verstappen, que ficou com o segundo lugar.