ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  07    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Erro de Norris beneficia Hamilton, que conquista 100ª vitória na F1

Novato inglês não obedeceu ordem da equipe para trocar pneus e acabou perdendo a liderança do GP

Nyelder Rodrigues | 26/09/2021 11:20
Erro de Norris beneficia Hamilton, que conquista 100ª vitória na F1
Hamilton comemora com a equipe vitória conquistada em Sochi, a 100ª de sua carreira na F1 (Foto: Divulgação/Fórmula 1)

Não foi dessa vez que o inglês Lando Norris conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1, para alegria de outro britânico, Lewis Hamilton, que acabou ficando com o primeiro lugar no GP de Sochi, na Rússia, e conquistou sua 100ª vitória na categoria, a principal do automobilismo mundial de monopostos.

Lando deixou escapar sua primeira vitória na Fórmula 1 pela teimosia. O jovem da McLaren optou por não trocar pneu quando a chuva desabou no fim do GP da Rússia e deixou a primeira posição de bandeja para Lewis Hamilton.

Além do 100º GP na Fórmula 1, o piloto da Mercedes reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, dois pontos a mais que Max Verstappen, que conquistou um suado segundo lugar após largar em último. Sainz completou o pódio e Norris caiu para sétimo.

Hamilton tem 246,5 pontos com a vitória em Sochi. Verstappen caiu para 244,5. Daqui duas semanas, as equipes voltam às pistas na Turquia. Foi a quinta troca entre inglês e holandês na liderança do Mundial de F1 neste ano.

Com pista seca em Sochi, os pilotos se dividiram na opção dos pneus para a largada, entre intermediários e duros. Ninguém iniciou com os macios que definiu a pole position. Com quase 900 metros de reta, a largada de Sainz foi boa, assumindo a liderança com a Ferrari, e novamente com Hamilton deixando a desejar.

O inglês caiu para sétimo, perdendo posições para Lance Stroll, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo. Com duas voltas, o inglês ultrapassou o espanhol. Lá atrás, a estratégia da Mercedes dava certo com Bottas em 14° segurando Verstappen, o 15°. A ordem era não deixar o holandês ganhar posições.

A marcação durou só seis voltas, com a ultrapassagem sem reação do oponente. Na frente, o pole position Norris recuperou a primeira posição com tranquila ultrapassagem sobre o piloto espanhol Carlos Sainz Junior, na volta 13.

Com o início das trocas de pneus, os carros da McLaren assumiram as duas primeiras posições e Hamilton subiu para terceiro. Mas Verstappen 'voava' na pista e já figurava em sexto, marcando ainda o ponto extra de melhor volta.

Faltando 10 voltas, Hamilton entrou na briga de vez pela vitória com aproximação a Norris. Ultrapassado por Alonso, Verstappen caiu para sétimo, o que devolvia a liderança do Mundial de Pilotos para o inglês da Mercedes.

A chegada da chuva trouxe emoção nas últimas voltas. Norris errou e chegou a sair da pista. Hamilton colou, mas evitou correr riscos e segurou o ataque. Faltando cinco voltas a velocidade diminuiu na pista com muita água e as equipes se prepararam para trocas de pneus. Gasly rodou. Stroll bateu na proteção.

Hamilton optou por troca. Norris não quis entrar, apesar da ordem da equipe. O inglês voltou em segundo ainda, com 25 segundos atrás. A chuva apertou e o jovem líder acabou perdendo a vitória pela teimosia. O heptacampeão cruzou em primeiro e agora tem dois pontos a mais que Verstappen, que ficou com o segundo lugar.

Nos siga no Google Notícias