ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 25º

Esportes

Flamengo vence Athletico-PR e confirma tricampeonato da Libertadores

Time de Dorival se iguala ao São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras com três ‘Glórias Eternas’

Jhefferson Gamarra e Gabriel de Matos | 29/10/2022 18:09
Gabigol comemorando gol marcado na final (Foto: Divulgação)
Gabigol comemorando gol marcado na final (Foto: Divulgação)

O Flamengo chegou ao Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador, como grande favorito ao título da Libertadores 2022. Em campo, o time confirmou o favoritismo e venceu o Athletico-PR por 1 a 0. Gabigol, que chegou ao seu quarto gol em três finais de Copa Libertadores, foi o herói da conquista.

Com o tricampeonato, o time chega a sua segunda final da Libertadores em quatro anos, sendo sua 4ª final da história. Ano passado a equipe rubro-negra perdeu o título para o Palmeiras.

O primeiro título do Flamengo  foi conquistado em 1981 na final contra o Cobreloa do Chile. A segunda conquista também teve o brilho de Gabigol no jogo em Lima diante do River Plate. Após estar perdendo até os acréscimos da segunda etapa, a equipe carioca virou de forma relâmpago com 2 gols do artilheiro.

A campanha do tricampeonato foi invicta, sendo cinco vitórias e um empate na fase de grupos. O Mengão passou por Talleres, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, e Sporting Cristal, do Peru. Na fase oitavas de final, atropelou o Tolima, da Colômbia, ao vencer por 8 a 1 no agregado. Na semifinal, duas vitórias para cima do Corinthians. A semi foi com nova goleada para cima do Vélez.

Disputa entre os cluber foi acirrada durante todo o jogo (Foto: Divulgação/Conmebol)
Disputa entre os cluber foi acirrada durante todo o jogo (Foto: Divulgação/Conmebol)

Duelo entre rubro-negros – Ambos os times entraram com força máxima para a partida. O Flamengo de Dorival entrou para a disputa final com Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, Everton Ribeiro, João Gomes e Arrascaeta; Pedro e Gabriel. O time de Felipão entrou em campo com Bento; Kelvin, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho e Alex Santana; Vitinho, Vitor Roque e Vitor Bueno.

Jogadores e torcedores sofreram com o forte calor de Guayaquil na tarde deste sábado. Os termômetros marcavam 34 graus e assim como a temperatura, a partida começou quente. Logo aos 18 minutos, o lateral Filipe Luís precisou ser substituído após lesão. Na sequencia a equipe paranaense encaixou a marcação e em uma das saídas em velocidade, chegou a levar perigo ao flamengo.

O time de Felipão estava conseguindo manter o forte ataque flamenguista longe da área, mas o esquema ficou prejudicado após a expulsão de Pedro Henrique aos 43 minutos da etapa inicial, após receber dois cartões amarelos. Depois do vermelho, deixou o campo chorando.

Após a expulsão o Athletico ficou confuso, tentando encontrar solução para a desvantagem numérica quando Everton Ribeiro tabelou com Rodinei e cruzou para Gabigol mandar para o fundo da rede e marcar o gol do título aos 48 minutos do primeiro tempo.

Torcedores do Flamengo aguardando o apito final em Campo Grande (Foto: Gabriel de Matos)
Torcedores do Flamengo aguardando o apito final em Campo Grande (Foto: Gabriel de Matos)

Com o gol a torcida flamenguista que lotou a sede da Raça Rubro-Negra em Campo Grande ficou apreensiva pelo apito final, até soltar o grito de “É CAMPEÃO” que estava engasgado desde o ano passado.

“Ano passado a gente perdeu, este ano a gente é campeão. É emocionante demais. Campo Grande inteira e Mato Grosso do Sul é flamengo”, exaltou Alex Machado, torcedor e membro da organizada.

“Eu sou flamenguista há 42 anos e é a quarta vez que vejo a final da Libertadores aqui. Ser campeão é essa loucura”, comemorou Beto ‘flamenguista’, torcedor que adotou o time no sobrenome após a conquista.


Nos siga no Google Notícias