Inglaterra pode proibir patrocínio de casas de apostas no futebol
Governo britânico estuda proibir o patrocínio de casas de apostas na Inglaterra; clubes podem ser afetados
As casas de apostas invadiram o mundo todo, patrocinando clubes, competições e jogadores. Com isso, despertou o interesse de diversos novos apostadores, o que torna fundamental o trabalho de portais como o Odds Scanner, por exemplo, que visa contribuir para que todos aprendam e evoluam nas apostas esportivas, com guias, artigos, prognósticos e comparando odds.
Porém, um dos países que mais atraem a atenção do público e, consequentemente das casas de apostas, a Inglaterra, vive um momento onde a proibição de patrocínios de casas de apostas está sendo discutida.
A informação é do The Athletic, onde segundo relatório, o governo britânico deve proibir a publicidade de casas de apostas no futebol. Vale ressaltar que no final de 2020, os britânicos já decidiram rever as regulamentações sobre jogos de azar no Reino Unido, que opera com leis estabelecidas em 2005. O ministro de Esportes, Nigel Huddleston, quer uma revisão que coloque a estrutura legal de acordo com a era digital, segundo o próprio.
Outros veículos de nome, como Guardian e Daily Mail, também confirmam a informação do The Athletic. Porém, vale ressaltar que, ao menos até agora, de forma oficial não existe nenhuma posição.
Casas de apostas dominam o futebol na Inglaterra
As casas de apostas dominam o futebol da Inglaterra, com patrocínios em clubes de diversas divisões. Por exemplo, na Premier League, que é a primeira divisão no país, são nove equipes com patrocínios de casas de apostas na camisa. São eles: Brentford; Burnley; Crystal Palace; Leeds United; Newcastle United; Southampton; Watford; West Ham United e Wolverhampton Wanderers.
Como comparativo de como os acordos são vantajosos, o West Ham tem um acordo com uma casa de apostas que prevê o pagamento de 10 milhões de libras por temporada até 2025. Descendo para a segunda, a situação é ainda maior. De acordo com o CEO da English Football League (EFL), Trevor Birch, que organiza a competição, a estimativa é que a soma de patrocínios na Championship entre equipes e casas de apostas cheguem a 40 milhões de libras por ano.
Os clubes que recebem os patrocínios e a entidade (EFL) se mostram contrários à proibição. Inclusive, a EFL chegou a encomendar um estudo independente, no qual a conclusão foi conveniente para a mesma, já que chegaram à conclusão de que os patrocínios nas camisas não agravam problemas com apostas entre os apostadores.
Porém, por outro lado, um dos pontos debatidos pelo governo britânico é que os patrocínios não são feitos por empresas do país, nem mesmo europeias, mas sim por muitas companhias asiáticas.
O curioso é que, como exemplo, na China, as apostas são proibidas, porém, a população segue apostando, representando um número considerável dentro do público que utiliza as apostas. Portanto, as empresas enxergam no futebol inglês uma forma de driblar o governo chinês, divulgando as suas marcas para o público.
Agora resta aguardar e esperar o desfecho de toda essa situação, mas se a proibição realmente ocorrer, diversas equipes terão que iniciar buscas por novos patrocinadores, principalmente na segunda divisão.
Como ocorre essa situação no Brasil?
O Brasil ainda não tem as suas próprias regulamentações para as apostas esportivas, mas a aprovação de um decreto de lei em 2018 impulsionou a chegada das casas de apostas no país. Portanto, com ele, os brasileiros podem apostar tranquilamente de forma online, desde que as empresas sejam registradas em outros países.
Com isso, as casas de apostas “invadiram” o Brasil, já que perceberam que os brasileiros são apaixonados por esportes e apostas. São diversas empresas patrocinando equipes, competições e até mesmo atletas, os chamados embaixadores. Um bom exemplo é a Betano, bem como outras operadoras estrangeiras.
Como forma de comparativo, 19 dos 20 clubes do Campeonato Brasileiro da Série A, que é a principal divisão do país, contam com acordos com casas de apostas. A única exceção é o Cuiabá.
Amuleto Bet (Atlético-GO)
Betano (Atlético-MG e Fluminense)
Betmotion (Atlhetico PR)
Betsul (Ceará, Chapecoense, Fortaleza, Grêmio, Internacional)
Casa de Apostas (Bahia)
Dafabet (América-MG, Palmeiras e Santos)
Galera.bet (Corinthians e Sport)
NetBet (Red Bull Bragantino)
Marsbet (Juventude)
Sportsbet.io (Flamengo e São Paulo)
Com isso, os jogos foram impulsionados. Porém, se você se interessou por fazer apostas, é fundamental que aprenda mais sobre o segmento. Para isso, é só ficar de olho na Odds Scanner para conferir as melhores dicas, guias, artigos e análises, aumentando as suas probabilidades de ganhos nas operações.